Por Lucas Sant’Ana (@lucas35zzz) e Raul Machado

Foto: Flickr Atlético Mineiro – Daniela Veiga
Neste sábado (26/09), começa o Campeonato Mineiro Feminino 2023. O Atlético conta com nove títulos e venceu as últimas três edições do torneio, todas sobre o arquirrival Cruzeiro. Em busca do tetra seguido, o alvinegro estreia contra o Araguari, no Sesc Venda Nova, às 15h.
Retrospecto em 2023
O desempenho das Vingadoras neste ano não foi dos melhores em nenhuma competição até o momento. A equipe começou 2023 contra o forte time do Corinthians pela Supercopa do Brasil em fevereiro e perdeu por 1 a 0. Assim, foi eliminada já na primeira fase do torneio.
No Campeonato Brasileiro, após conseguir se manter na elite em 2022, a expectativa para este ano era de melhora. Porém, após um começo ruim no torneio, a treinadora Lindsay Camila, que estava no comando das Vingadoras desde outubro de 2021, foi demitida em março deste ano.

Foto usada na arte: Flickr Atlético MG
Após a saída de Lindsay, a então auxiliar Vantressa Ferreira assumiu a equipe e foi efetivada como treinadora em maio. O começo no novo cargo foi animador, com duas vitórias seguidas, uma delas contra o Cruzeiro. Mas, o que veio depois foi uma sequência de seis derrotas seguidas, uma vitória e um empate.

Foto usada na arte: Flickr Atlético MG – Fábio Pinel
Atlético no Campeonato Brasileiro 2023
- Mandante: Quatro vitórias, nenhum empate e três derrotas
- Visitante: Uma vitória, um empate e seis derrotas
Chegadas, saídas e destaques

Foto: Flickr Atlético Mineiro – Bruno Sousa
No começo do ano, o clube buscou reforçar o elenco e contratou: Ingrid Guerra (Atacante), Manuela Paví (Atacante), Jorelyn Carabalí (Zagueira), Emily (Atacante), Gabi Arcanjo (Meia) e Ludmila (Atacante).
As atletas que deixaram o elenco logo no começo da temporada foram: Amanda Coimbra (Goleiro), Aila Santana (Zagueira), Hilary (Zagueira), Dih (Zagueira), Aninha (Meia), Alice Campos (Meia), Dandara (Atacante), Yisela Cuesta (Atacante), Nathane Febem (Atacante) e Ilana (Lateral-esquerda).
Após a Copa do Mundo Feminina, a colombiana Jorelyn Carabalí, de 26 anos, foi negociada com o Brighton & Hove Albion, da Inglaterra. Ela realizou apenas 11 jogos com a camisa alvinegra e marcou três gols, terminando o Campeonato Brasileiro como vice-artilheira do Atlético.

Foto: Flickr Atlético Mineiro – Daniela Veiga
A zagueira foi titular em todos os jogos da seleção colombiana na Copa do Mundo Feminina e terminou com a sétima melhor média geral da sua equipe no site especializado em estatísticas “Sofascore”, com sete pontos. Carabalí foi a primeira atleta da equipe feminina do Atlético a ser vendida na história. Os valores da negociação não foram divulgados.
O clube não buscou reforços no mercado para a disputa do Campeonato Mineiro. Todavia, algumas jogadoras da base foram promovidas para o profissional. São elas: Tay (Zagueira convocada pela seleção feminina sub-19), Rai (Zagueira) e Coutinho (Meia). Todas estrearam pelo profissional em amistoso contra o Corinthians.

Foto: Instagram @galoffeminino
Nesse cenário, Ludmila, experiente atacante do time alvinegro e artilheira da equipe no Campeonato Brasileiro com quatro gols, é um dos destaques do elenco e a principal esperança de gols das Vingadoras.

Foto: Flickr Atlético Mineiro – Daniela Veiga
Declarações da equipe
Em entrevista para a TV galo, a zagueira Bruna Cotrim, no clube desde 2021, falou sobre as expectativas da equipe para o campeonato:
“São as melhores, a gente vem trabalhando para fazer um bom campeonato mineiro. Eu fico muito feliz em poder disputar o terceiro campeonato pelo galo e a gente segue trabalhando para chegar lá e dar o nosso melhor e conquistar o tetracampeonato.”
Também à TV Galo, Vantressa Ferreira, atual técnica do time, falou sobre a preparação para o Campeonato Mineiro:
“Foi importante essa pausa que nós tivemos. Foram 11 semanas de preparação e a gente conseguiu dividir muito bem os conteúdos físicos e colocar alguns conceitos táticos. Então, para a gente foi bem importante, a gente conseguiu fazer algumas coisas que não tivemos tanto tempo de fazer durante a competição(Brasileiro).”
Visão da torcida
Maria Luiza, é apaixonada pelo futebol feminino e acompanha de perto o Atlético. A torcedora projetou a participação das Vingadoras no Campeonato feminino 2023.
“Se eu falasse que a minha expectativa está alta para esse campeonato, eu estaria mentindo. Nos últimos dois anos, a gente vem percebendo que o Atlético tem sofrido com orçamento, má gestão, má administração. Este ano, principalmente, o feminino sofreu demais. A gente teve a demissão da treinadora Lindsey Camila, que veio após uma vitória, e ao invés de contratar um novo profissional a gente acabou efetivando a Vantressa, que nunca teve nenhuma outra experiência no cargo de treinadora.”
Ela também apontou como a evolução do Cruzeiro pode ameaçar o Atlético:
“O Cruzeiro tem um time muito mais estruturado, muito melhor reforçado e muito melhor treinado do que o Atlético tem hoje. O Galo é o atual tricampeão mineiro, mas eu acho que o título está mais distante do que esteve nos últimos anos.”
FICHA TÉCNICA
Nome do clube: Clube Atlético Mineiro
Posição no último campeonato mineiro: Campeão
Melhor posição em campeonatos mineiros: Campeão (1983, 2006, 2009, 2010, 2011, 2012, 2020, 2021 e 2022.)
Técnica: Vantressa Ferreira
Destaque: Ludmila (Atacante)
Meta: Ser campeão
Tabela do Atlético no Campeonato Mineiro Feminino 2023
- 23/09 – Atlético x Araguari – 15h – Sesc Venda Nova
- 01/10 – Cruzeiro x Atlético – 15h – Toca da Raposa II
- 08/10 – Atlético x Nacional VRB – 15h – Sesc Venda Nova
- 22/10 – Uberlândia x Atlético – 15h – Ninho do Periquito
- 28/10 – Atlético x América – 15h – Sesc Venda Nova
O Atlético divulgou os detalhes para o jogo contra o Araguari. A entrada será gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 15 horas, na portaria A do Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, s/n – Bairro Novo Letícia).