Por Jovana Meirelles (jovanameirelles) e Mateus Moreira (mateusfeelip)
O América entrará em campo na manhã deste domingo (24) para estrear no Campeonato Mineiro Feminino 2023. No primeiro compromisso, o Coelho já terá um grande desafio: o clássico contra o Cruzeiro. A partida será disputada a partir das 10h (horário de Brasília), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.
Histórico do clássico
Desde 2019, as Spartanas enfrentaram as Cabulosas em seis oportunidades, todas pelo Campeonato Mineiro. Os números do clássico são favoráveis à equipe da Toca da Raposa: três vitórias, dois empates e um triunfo do América.
América no Campeonato Mineiro
Nesta temporada, o América inicia a caminhada em busca do tetracampeonato do Campeonato Mineiro Feminino. O Coelho conquistou as taças de forma consecutiva, em 2016, 2017 e 2018.
Em 2022, o Coelho deixou a competição estadual na fase semifinal. Na ocasião, foi superado pelo Atlético por 1 a 0, na partida de ida, e por 4 a 1, na partida de volta.
Desempenho e expectativa
Já na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino 2023, a equipe vem de uma boa campanha. O América chegou à semifinal do torneio e garantiu a tão sonhada classificação para disputar a Série A1, elite do futebol nacional, no próximo ano.
Luiza Parreiras, diretora de Futebol Feminino do América, elogiou o desempenho do time no Brasileiro e afirmou que a caminhada fortaleceu ainda mais o elenco.
“Temos um grupo forte e motivado, principalmente pela boa campanha do Campeonato Brasileiro. [O bom desempenho] aumentou a nossa responsabilidade pelo resultado que pretendemos entregar.”

A diretora também reafirmou a importância do campeonato estadual para o clube e garantiu que as Spartanas chegam para brigar pelo título.
“O Campeonato Mineiro é uma competição de alto nível, com clubes tradicionais disputando pela rivalidade do estado, e queremos fazer uma boa campanha”.
“O objetivo é disputar a final do Campeonato Mineiro para coroar o ano de 2023, que já foi histórico para o futebol feminino do América. Queremos estar na final e brigar pelo título que não conquistamos desde 2018.”
Radija, artilheira do time no Brasileiro com cinco gols marcados, garante que o clima entre as jogadoras do elenco é o melhor possível para chegar ao título estadual.
“Nosso time está bem focado e unido. Estamos preparadas para fazer uma excelente competição! O grupo está preparado e motivado com a boa campanha que fizemos no Campeonato Brasileiro e temos como principal objetivo ser campeão.”

“Quero ser artilheira. Contribuir com gols, assistências, mas tenho trabalhado muito para ajudar a minha equipe, que é o mais importante.”
Ficha técnica
- Nome do clube: América Futebol Clube;
- Posição no último Campeonato Mineiro: Semifinalista;
- Melhor posição em Campeonatos Mineiros: Campeão (2016, 2017 e 2018);
- Técnico: Jorge Victor;
- Destaque: Radija (atacante);
- Meta: Ser campeão.
Tabela do América no Campeonato Mineiro Feminino 2023
- AMÉRICA X CRUZEIRO (1ª rodada) – 24/09/23, às 10h, no Sesc Venda Nova;
- NACIONAL X AMÉRICA (2ª rodada) – 30/09/23, às 16h, no Estádio Joseph Lambert;
- AMÉRICA X UBERLÂNDIA (3ª rodada) – 08/10, às 15h, no Sesc Venda Nova;
- AMÉRICA X ARAGUARI (4ª rodada) – 22/10, às 15h, no Sesc Venda Nova;
- ATLÉTICO X AMÉRICA (5 rodada) – 28/10, às 15h, no Sesc Venda Nova.