Por Laura Parreira (@lauraparreirars), Maria Luiza Moura (@malumouraf) e Vítor Martins (@_vitorgmartins)
O Campeonato Mineiro Feminino começa neste fim de semana, e após ter sido derrotado nas últimas três finais pelo rival Atlético, o Cruzeiro chega com algumas mudanças para esta edição da competição. O adversário da estreia é o América, domingo (24), às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.
Em seguida, enfrenta Atlético, Araguari, Nacional de Visconde do Rio Branco e fecha a primeira fase contra o Uberlândia.
O Cruzeiro vai disputar a competição pela quinta vez. Na primeira, em 2019, foi campeão. Nas três oportunidades seguintes, perdeu a final para o Galo.
Novidades no Cruzeiro
Além das volantes Rebeca Costa e Paloma Maciel e da meia-atacante Gaby Soares, contratadas de Fortaleza, Athletico Paranaense e Real Brasília, respectivamente, o Cruzeiro tem mudança à beira do gramado: o jovem técnico Jonas Urias, de 34 anos.
Ele treinava a seleção feminina sub-20 até 28 de agosto, quando anunciou ter sido demitido. Urias deixou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com um terceiro lugar histórico na Copa do Mundo e com um título sul-americano em 2022.
O treinador entra no lugar de Felipe Freitas, demitido em julho. Nesse meio-tempo, Anne Barros, auxiliar do time feminino, assumiu como técnica interina até outubro, quando Jonas Urias iniciará o trabalho.
Jonas Urias, novo técnico do Cruzeiro. Foto: Leto Ribas/ CBF
Reforço importante
Recém-contratada, a meia-atacante Gaby Soares, carioca de 28 anos, acumula boas passagens por Duque de Caxias, Vasco, Flamengo, Santos, Avaí/Kindermann e Real Brasília, clube pelo qual atuava desde 2021.
Em entrevista à Revista Marta, ela conta que recebeu propostas de outras equipes, como o Internacional. Gaby citou o projeto do Cruzeiro como justificativa para escolher o clube mineiro.
“Eu recebi algumas propostas de alguns times do Brasil e com o Inter realmente a gente estava bem encaminhado. Porém, eu tinha muita vontade de vir pro Cruzeiro e eu só segui meu coração de estar aqui. Eu acredito muito no trabalho do staff, e o projeto do Cruzeiro é algo diferente”, disse.
“Toda essa integração também com a Toca 2 e tudo o que eles estão fazendo para o futebol feminino é algo que certamente terá frutos daqui para frente, espero que em breve, mas com certeza eu vejo que daqui a dois, três anos, o futebol feminino do Cruzeiro vai estar em um patamar surreal”, continuou.
Ela ainda destaca o crescimento do futebol feminino no país e manda um recado para o torcedor.
“O futebol feminino vem crescendo a cada ano e eu fico muito feliz em ver, por exemplo, a torcida do Corinthians na última final (do Brasileiro) quebrando recorde para assistir a um jogo de futebol feminino. Eu espero muito que o torcedor cruzeirense nos acompanhe mais de perto. Sei que temos alguns bons torcedores nas redes sociais, mas que não fique só nisso, que possam nos prestigiar nos estádios e assim, juntos, colocarmos o Cruzeiro no topo”, completou.
Gaby Soares, nova contratação do Cruzeiro. Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro
Preparação para o Mineiro
O último jogo oficial disputado pela equipe foi nas quartas de final do Campeonato Brasileiro A1. A derrota por 4 a 2 para o Corinthians culminou na eliminação da equipe mineira, ainda com o antigo treinador Felipe Freitas.
Na intertemporada, já sob o comando da interina Anne Barros, enfrentou o mesmo América da futura estreia no Mineiro em um jogo-treino que terminou em empate por 1 a 1. Em outro teste, goleou o Prointer por 10 a 0.
Jogo-treino entre Cruzeiro e América-MG. Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro
Expectativa de título
O Campeonato Mineiro Feminino, conta com a participação celeste desde 2019. Já na temporada de estreia, o Cruzeiro se consagrou o campeão estadual e conquistou o primeiro título na história da modalidade. No mesmo ano, foi vice-campeão do Brasileirão Feminino Série A2 e conseguiu acesso à elite do futebol nacional.
No entanto, apesar do grande sucesso na estreia, nos últimos anos o Cruzeiro tem batido na trave nos Mineiros. O Galo e a Raposa se enfrentaram nas três decisões passadas, todas vencidas pelo Atlético.
Na final de 2021, o Cruzeiro foi derrotado no tempo normal, com um placar de 1 a 0. Já em 2020 e 2022, os times levaram as disputas aos pênaltis, que terminaram com os placares de 5 a 3 e 4 a 1, respectivamente.
Figura importante para o elenco desde o início da trajetória celeste na competição, Vanessinha fez parte das conquistas cruzeirenses desde a montagem da primeira equipe, em 2019.
Em entrevista à Revista Marta, a jogadora falou do sentimento de representar o time em mais uma temporada.
“Me sinto muito honrada em ser a jogadora com mais jogos e mais gols pelo Cruzeiro. Acho que todo mundo que sonha em vestir a camisa do Cruzeiro sonha em fazer sua história. Estou feliz em poder disputar mais um Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro. Estamos trabalhando bastante para podermos alcançar nossos objetivos em mais um campeonato difícil que vem pela frente.”
“Estamos nos preparando bem fisicamente e mentalmente para esse campeonato. Nós, como equipe, buscamos fazer um bom campeonato e alcançar a nossa meta principal, que é sermos campeãs. As novas contratações vêm para somar e nos ajudar a conseguir bater essa meta que nós do Cruzeiro colocamos para o Campeonato Mineiro de 2023.”
Como assistir aos jogos
Para os torcedores que desejam acompanhar a equipe feminina no campeonato, a princípio, os jogos como mandante serão na Toca da Raposa 2 e não será permitido acesso ao público. Está nos planos do clube a obtenção de alvará e demais permissões para presença da torcida no CT.
Os direitos de transmissão não foram negociados com nenhuma emissora. Por isso, os próprios clubes podem transmitir os jogos.
Ficha técnica
Nome do clube: Cruzeiro Esporte Clube
Posição no último Mineiro: Vice-campeão
Melhor posição em Mineiros: Campeão (2019)
Técnica: Anne Barros/ Jonas Urias
Destaque: Vanessinha (atacante)
Meta: Ser campeão
Tabela do Cruzeiro no Campeonato Mineiro Feminino 2023
- América-MG x Cruzeiro (1° Rodada) – 24/09/2023, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
- Cruzeiro x Atlético-MG (2°Rodada) – 01/10/2023, às 15h, na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte
- Cruzeiro x Araguari (3° Rodada) – 08/10/2023, às 15h, na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte
- Nacional de Visconde do Rio Branco x Cruzeiro (4° Rodada) – 21/10/2023, às 16h, no Estádio Joseph Lambert, em Visconde do Rio Branco
- Cruzeiro x Uberlândia (5° Rodada) – 28/10/2023, às 15h, na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte