Por Ana Paula Andalécio, Brisa Santos e Gabriela Claudino
Os esportes de praia e areia têm conquistado adeptos em todo o Brasil, especialmente em grandes cidades, como Belo Horizonte. Praticadas em espaços que simulam o ambiente natural, as modalidades proporcionam momentos de interação ao ar livre. As opções são diversas, como o futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, slackline, entre outras.
Na linha do sucesso das modalidades de praia, o Team Bulks surgiu em Belo Horizonte com o objetivo de profissionalizar o futevôlei. A rede de clubes se destaca pela qualificação e grande público adepto, mas também pela liderança de jovens empreendedores.
O futevôlei em BH e o Team Bulks na cena dos beach esportes
O futevôlei é um dos esportes de praia mais famosos, que surgiu como amador para o público, mas tem conquistado espaço em ambientes profissionais, como é o caso do Team Bulks. Bárbara Jeunon, de 20 anos, sócia da equipe, conta como conheceu o esporte e quando decidiu transformar a paixão em profissão e em um negócio.
Bárbara comenta que sempre gostou de praticar esportes, mas só conheceu o futevôlei por meio do irmão. Em 2020, ela fez a primeira aula e já se apaixonou. Atualmente, tem a atuação focada no futevôlei com pretensões profissionais e competitivas.
Com veia empreendedora, a juventude tomou a frente do negócio voltado para modalidades na areia. Bárbara contou como é a equipe principal do clube:
“O Team Bulks é formado por 99% de pessoas super jovens. Meu irmão é o sócio majoritário e tem 23 anos. A noiva do meu irmão também faz parte da sociedade e tem 32 anos. Todos os nossos professores também são pessoas muito novas. O nosso professor mais velho é o João, que tem 24 anos”
Bárbara Jeunon, profissional de futevôlei
A equipe cresceu e oferece aulas em quatro unidades: no Estação BH (Cidade Nova), na Arena Cantoni (Bandeirantes), na Arena Gurgel Beach Club (Lagoa Santa) e na Arena i9 Beach (Santa Efigênia). Eles também contam com franquias em Ribeirão das Neves e Contagem.
A intenção de profissionalizar o futevôlei tem relação com a origem mais amadora da prática. Bárbara relata que o padrão das quadras e mesmo o uso de uniformes não eram seguidos em conformidade e que o público buscava o esporte de forma atrelada a eventos paralelos, como festas, o que tirava o caráter profissional.
Para o Team Bulks, o objetivo é levar o futevôlei dentro das normas da modalidade, “começando com a metodologia das escolinhas, de ensinar de forma eficiente, certa e profissional”, comenta Bárbara.
Sobre a peculiaridade dos esportes de praia como o futevôlei serem realizados fora do ambiente natural, Bárbara entende como uma tendência. Além disso, muitos torneios profissionais ocorrem em espaços fechados, porque o vento torna o jogo mais lento e cansa mais rapidamente os atletas.
“Hoje em dia, o futevôlei é um esporte que é muito melhor jogado longe da praia. Isso porque na praia tem adversidades, como a questão do vento, porque quanto mais perto do mar, mais vento tem, então isso atrapalha muito o funcionamento do esporte”, comentou ela.
Surgimento do esporte
A mistura entre futebol e voleibol foi criada na década de 1960, no Rio de Janeiro. Desde então, espalhou-se pelo Brasil, com adeptos amadores e profissionais.
A modalidade é jogada em três sets com 18 pontos. Nela, cada equipe é composta por dois jogadores, que devem usar os pés, pernas, tronco e cabeça. Cada ponto do jogo é marcado quando a bola cai no campo adversário. As dimensões da quadra são de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura.
Divulgação Team Bulks
Evolução da cultura dos esportes de praia em Belo Horizonte
Os esportes de praia tinham um público cativo, porém estável até 2019. A partir da pandemia, a procura pelas modalidades de areia cresceu de forma expressiva. Por serem modalidades praticadas ao ar livre, sem necessidade de aglomeração ou contato muito próximo entre os jogadores, tornaram-se uma boa alternativa ao público para aliviar o estresse e manter a socialização.
Além disso, a procura se justifica pelos benefícios à saúde e bem-estar físico e mental que os esportes de praia proporcionam aos praticantes. Eles auxiliam, por exemplo, na queima de calorias e perda de peso, melhoram o condicionamento físico, ajudam a aliviar o estresse e a desenvolver a autoestima e ânimo.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2022, havia mais de 80 estabelecimentos cadastrados que ofertavam modalidades diversas de esportes de praia.
Esses efeitos foram observados pelo Team Bulks. Segundo Bárbara, o público aumentou de forma expressiva a partir de 2019: “Foi um crescimento surreal, e acho que cresceu mais na pandemia, porque é um esporte sem contato, então teve um boom enorme”.
A atleta e empreendedora também comenta outro fator que ajudou no crescimento de público, que é o dia livre de uso dos espaços para as modalidades de praia. “Ficou muito comum, aos finais de semana, o day use, que é quando a galera paga um valor irrisório, por volta de uns R$20, e fica o dia todo na quadra, jogando com várias pessoas diferentes. Fica tudo lotado”, comentou.
Juventude e diversidade no Team Bulks
Juventude e diversidade são características incontestáveis das modalidades de praia e também para o Team Bulks. Muitos dos atletas/professores construíram as trajetórias dentro das próprias quadras da equipe como alunos e, posteriormente, decidiram seguir com a carreira no esporte.
Bárbara foi a primeira mulher a treinar com a equipe de alta performance, até então masculina, composta por até sete atletas. Ela, que também iniciou a carreira como professora depois de um ano que já praticava o esporte, relata a importância de ter uma referência feminina não apenas para ensino da modalidade, mas também como incentivo à prática.
Ela diz que sempre foi respeitada e reconhecida nas equipes que integrou. Porém, o futevôlei é um esporte novo e majoritariamente praticado pelo público masculino, o que escancara algum nível de machismo e/ou preconceito, além do receio do público feminino em investir na mobilidade.
Hoje, e depois do crescimento e da expansão do esporte em BH e também do próprio Team Bulks, eles contam com uma equipe profissional feminina e uma masculina composta de 8 e 15 integrantes respectivamente.
Vida de atleta e empreendedora: desafios e sacrifícios
Divulgação Team Bulks
A vida de um atleta de alta performance é marcada por desafios e sacrifícios diários, além de muitas vezes até uma certa descrença. O comprometimento e dedicação solene com um objetivo, a cobrança diária e a rotina regrada são algumas das muitas pressões com as quais um atleta com uma vida disciplinada precisa lidar durante toda a carreira.
E Bárbara, que sempre foi apaixonada por esporte e incentivada pelo irmão, já tinha consciência disso desde cedo, quando iniciou a jornada no esporte há quase dois anos e decidiu se profissionalizar.
Ela sabia que o seu novo estilo de vida precisaria se conformar com as necessidades que o esporte que escolheu impõe. Estilo de vida que implica muitas vezes dedicar os finais de semanas a treinos, faltar comemorações e reuniões familiares e de amigos para participar de campeonatos fora de casa, abandonar o consumo de álcool, ter uma alimentação disciplinada e saudável, entre outros. É o preço que se ‘paga’ na corrida por um sonho – o de ser Top 1 do mundo em uma modalidade.
“Eu estou aqui por um sonho, então, de verdade, eu abro mão de tudo na minha vida hoje para realizar dois sonhos: ser campeã mundial e top 1 do mundo e levar o Team Bulks como empresa”
Bárbara Jeunon
Além dos desafios de uma carreira como atleta profissional, há também as responsabilidades como empreendedora que ela assumiu com o irmão e a cunhada. Função que aprende no exercício diário e que exige mais da maturidade dela pelo fato de ter entrado muito jovem, como ela mesma relatou.
A falta de apoio por parte de alguns familiares e amigos em vista das dificuldades da carreira não a desanimou. A atleta ainda reflete sobre como as duas carreiras tiveram aspectos muito positivos no desenvolvimento e crescimento como pessoa e atleta e se diz grata ao esporte pelos benefícios proporcionados a sua vida.