Por Alice Carvalho e Lívia Farias
As partidas de golfe das Olimpíadas 2024 têm início na quinta, 1º agosto, e vão até o dia 10, no sábado. Em Paris, será utilizado o formato stroke play (jogo por tacadas). O jogador tem que completar o campo de 18 buracos em quatro dias diferentes (72 buracos, 18 por dia). É campeão quem completar as quatro rodadas com o menor número de tacadas. Serão 120 atletas participantes, 60 homens e 60 mulheres. Os golfistas podem usar diferentes tipos de taco para realizarem suas jogadas. Os jogos de golfe serão disputados no Golf National, um campo há 30 km sudoeste da cidade de Paris. A Revista Marta preparou um resumo com os detalhes mais importantes da modalidade para te preparar para os jogos.

Resumo sobre a modalidade
O golfe fez parte dos Jogos Olímpicos em 1900 e 1904 e depois saiu do rol de modalidades olímpicas. Ele retornou ao cenário olímpico na Rio 2016 e tem permanecido desde então. Devido ao longo período fora dos Jogos Olímpicos, muitos dos principais atletas da modalidade não demonstram grande interesse em participar das competições olímpicas. Em 2016, Rory McIlroy, então número 1 do golfe mundial, afirmou que as Olimpíadas não eram essenciais para ele, já que o ano contava com quatro grandes torneios importantes.
O esporte é particularmente popular nos Estados Unidos, onde estima-se que haja cerca de 20 milhões de praticantes, além de ter uma base sólida no Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão. Entre os 22 jogadores do individual medalhistas, dez são americanos. A cultura do golfe também desempenha um papel significativo na vida britânica, especialmente na Escócia, onde o esporte teve origem. Com o surgimento de grandes nomes, o golfe também tem ganhado popularidade na Ásia.
Últimos campeões olímpicos
Tóquio 2021
- Xander Schauffele (Estados Unidos) – Individual masculino
- Nelly Korda (Estados Unidos) – Individual feminino
Rio 2016
- Justin Rose (Estados Unidos) – Individual masculino
- Inbee Park (Coreia do Sul) – Individual feminino
Brasil tem classificados?
O Brasil teve participação no golfe em 2016, por ser o país sediador das olimpíadas, em que Adilson da Silva deu a primeira tacada da modalidade nos Jogos Olímpicos desde 1904. Em Paris 2024, o país depositava suas esperanças em Fred Biondi, que subiu cerca de 100 posições no ranking mundial do golfe no último ano e se tornou o primeiro golfista brasileiro a competir no Masters. No entanto, apesar de seu progresso impressionante, Biondi não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos.
Para a seleção das olímpiadas do golfe são utilizados dados dos campeonatos dos últimos dois anos, em que os 60 primeiros classificados são selecionados para participar dos jogos olímpicos. Sendo que um país pode levar até quatro atletas por gênero, desde que todos estejam dentro do top 15. A partir da 16ª posição, os também se classificam, entretanto com no máximo dois atletas por nacionalidade. Existe uma regra, em que é preciso pelo menos um golfista de cada continente. Caso isso não ocorra, o atleta de melhor posição daquele continente substituirá o de menor posição. No país, ninguém esteve dentro do top 60.
Destaques da modalidade
Nos últimos torneios, o golfista estadunidense Scottie Scheffler, número 1 do mundo no golfe masculino, tem se destacado com suas seis vitórias, o maior número em uma temporada desde 1980. Scheffler teve apenas duas classificações fora do top 10 e dois empates. Outro destaque é o também estadunidense Xander Schauffele, medalhista de ouro em Tóquio e atual segundo colocado no ranking mundial. Schauffele foi o único jogador a terminar no top 10 em todos os quatro principais torneios masculinos do golfe (os majors).
No golfe feminino, a estrela é Nelly Korda, medalhista de ouro em Tóquio. A atleta estadunidense conquistou cinco vitórias consecutivas no LPGA Tour, uma façanha que só havia sido alcançada em 1978 e 2005. Além de suas vitórias, Korda também está conquistando o público. Quando levou seu quinto título consecutivo em 2024 e seu segundo major, no Campeonato Chevron, o evento atraiu 1,9 milhão de telespectadores, tornando-se o Chevron mais assistido desde 2010. Outro destaque é a sul-coreana Jin Young Ko, que ocupa a terceira posição no ranking mundial.

裙襬搖搖 Day 2,
Disponível em: https://www.flickr.com/photos/dany-planet/49014914987/in/photostream/
Curiosidades do Golfe
O golfe é um dos esportes mais antigos da época moderna, com raízes documentadas na Escócia. Acredita-se que o jogo tenha se originado no século XV, e sua popularidade rapidamente cresceu na região. No entanto, o golfe enfrentou alguns obstáculos em seus primeiros anos. Em 1457, o Rei James II da Escócia impôs uma proibição ao esporte. Sua preocupação era que o golfe estava distraindo os cidadãos de atividades mais relevantes para a defesa do reino, como o treinamento de arco e flecha, na época essencial para a segurança.
A proibição não durou muito. Em 1500, o rei James IV resolveu liberar os jogos e inclusive passou a praticar também. O esporte foi documentado como um marco significativo em 1744. Nesse ano, a Honorável Companhia dos Golfistas de Edimburgo, uma das mais antigas sociedades de golfe do mundo, compilou as primeiras regras oficiais do jogo. Conhecidas como as “Regras de 1744”, estas normas estabelecem diretrizes claras para a prática do golfe e ajudam a padronizar o esporte, promovendo sua expansão e popularização, sendo seguidas até os dias atuais.