Sem participação da seleção brasileira, confira os principais candidatos ao ouro olímpico e demais informações para Paris 2024
Por Emanuel Altair Cortez Gonçalves (@emanuel_altair47)
Resumo
O hóquei sobre grama tomou forma na Inglaterra, no século XIX, e logo caiu nos braços do povo, popularizando-se principalmente na Europa Ocidental, no Sul da África e no sul da Ásia. O esporte fez sua primeira participação nas Olimpíadas de Londres 1908, e foi vencido pela seleção da casa, retornando aos jogos nas Olimpíadas de Antuérpia 1920, com outra vitória da Grã-Bretanha. Após mais uma edição sem participar, foi fundada a Fédération Internationale de Hockey (FIH) em 1924 e o esporte se fixou no calendário olímpico a partir dos Jogos de Amsterdã 1928.
Nos dias de hoje, o hóquei sobre grama é jogado globalmente, especialmente em partes do Oeste Europeu, Sul da Ásia e da África, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Canadá e partes dos Estados Unidos. A seleção indiana é a maior campeã olímpica da história do esporte, com oito medalhas de ouro, todas no masculino. A Holanda tem o maior número de medalhas olímpicas do esporte, com 18 no total, sendo seis de ouro. Quatros dessas medalhas de ouro são da modalidade feminina, o que coloca o país na posição de maior campeão olímpico feminino do esporte.
Apesar de ter competições nacionais e participar dos torneios, a seleção brasileira não tem muita tradição no esporte, participando das Olimpíadas apenas com a seleção masculina na edição de 2016 como país sede, terminando na última colocação com apenas um gol marcado em cinco jogos.
Nos Jogos de Paris 2024, o torneio de hóquei sobre grama será disputado entre os dias 27 de Julho e 9 de Agosto no Stade Olympique Yves-du-Manoir, com as disputas por medalha nos dias 8 e 9 de Agosto.
Últimos campeões olímpicos
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 a seleção masculina da Bélgica venceu a Austrália na final, na disputa de pênaltis, garantindo a medalha de ouro. Na categoria feminina, a seleção da Holanda venceu a Argentina, por 3 x 1, para conquistar o ouro olímpico.
Resultados do último ano

A Holanda tem dominado as competições internacionais do hóquei sobre grama, participando de todas as cinco finais da história da Pro League feminina, competição anual criada em 2019, com quatro títulos, enquanto a seleção masculina participou das últimas três finais da Pro League, vencendo duas.
Na última temporada (2023-24), a seleção australiana masculina se sagrou campeã do torneio, vencendo a Holanda na final e conquistando seu segundo título. Já no feminino, a Holanda venceu a seleção alemã, conquistando o quarto título em cinco edições da competição, sendo o segundo consecutivo.
Para garantir a classificação aos Jogos Olímpicos na modalidade masculina, as seleções da Austrália (Oceania Cup), Holanda (EuroHockey Championship), Argentina (Jogos pan-americanos), Índia (Jogos Asiáticos) e África do Sul (Classificatório Olímpico da África) venceram os torneios de seus respectivos continentes. Para preencher as demais vagas, as seleções da Bélgica, Espanha, e Irlanda ficaram nas três primeiras posições do pré-olímpico da FIH realizado em Valência, na Espanha, enquanto as seleções da Alemanha, Grã-Bretanha e Nova Zelândia tiveram a mesma performance no classificatório de Muscat, no Omã, ambos em 2024.
Já no feminino, seguindo os mesmos padrões de classificação, as seleções da Austrália, Holanda, China, Argentina e África do Sul venceram os respectivos torneios continentais, enquanto as seleções da Alemanha, Estados Unidos, Japão, Bélgica, Espanha e Grã-Bretanha se classificaram durante o pré-olímpico da federação.
A seleção francesa está classificada para ambos os torneios como país-sede.
A seleção do Brasil participa do hóquei sobre grama?
Não. A classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 para as seleções da América se deu por meio dos Jogos Pan-americanos de 2023, no qual o campeão ganha a vaga direta e o restante do top-4 disputa as vagas do pré-olímpico da FIH. O Brasil não disputou o torneio no feminino e terminou na quinta colocação no masculino, não conquistando vagas para Paris 2024.
Favoritos para a medalha de ouro

Atualmente, a Holanda é considerada a maior potência do esporte e ocupa a primeira colocação do ranking de seleções da FIH tanto no masculino quanto no feminino. Austrália, Bélgica, Alemanha, Índia, Argentina e Inglaterra também são outros grandes mercados do esporte e estão bem ranqueados em ambas as modalidades.
Classificada no topo e sendo favorita, a Holanda busca ser o primeiro país a conquistar o ouro em ambas as categorias na mesma edição de Jogos Olímpicos desde que o feminino foi introduzido em 1980. A seleção belga, atual campeã olímpica no masculino, parece ser a principal ameaça e busca defender seu título. Já no feminino, as seleções da Alemanha e Argentina, tradicionalmente muito fortes, são as principais desafiantes das atuais campeãs olímpicas.
Curiosidades
- A seleção da Índia venceu seis olimpíadas seguidas na modalidade masculina, entre os anos de 1928 e 1956, com 197 gols marcados e apenas oito sofridos nesse período.
- Há um grande equilíbrio de gênero na prática do hóquei sobre grama. Dos aproximadamente 30 milhões de jogadores, 51% são homens e 49% mulheres.
- O Hóquei de Grama é um dos dois esportes coletivos que o Brasil não tem nenhum representante nos Jogos Olímpicos de Paris 2024