Por Lívia Farias
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim com as brasileiras fazendo história. Sendo maioria da delegação, foram doze medalhas alcançadas, as três de ouro, quatro pratas e cinco bronzes. Vem conferir um pouco mais sobre essa incrível trajetória das mulheres nas Olimpíadas que a Revista Marta preparou!
Protagonismo feminino
As mulheres já haviam começado a fazer história em Paris 2024 antes mesmo do evento começar. Pela primeira vez na história do esporte brasileiro, a delegação do Time Brasil para as Olimpíadas foi composta por mais mulheres do que homens, foram 276 atletas brasileiros dos quais 153 eram do gênero feminino. Não muito distante no tempo, em 1992, em Barcelona, o país levou 197 atletas, com 146 homens e 51 mulheres. E apesar de 12 das 20 medalhas brasileiras virem diretamente da atuação das mulheres, ou seja 60%, a distribuição do bolsa atleta em 2024 é invertida: com 8.716 atletas beneficiados, maior número de contemplados da história, 55% deles são homens e 45% mulheres.
Além disso, mais do que um protagonismo feminino, tivemos um protagonismo de mulheres pretas e periféricas. Bia Souza, Rebeca Andrade e a mineira Ana Patrícia (juntamente a sua dupla, Duda), três mulheres negras e três medalhas de ouro conquistadas. Ainda tivemos Rafaela Silva com o bronze por equipes mistas no judô, a maranhense Rayssa Leal, bronze no skate street, além de Gabriela Guimarães, Ana Cristina e a nordestina Nyeme brilhando no vôlei e garantindo junto a equipe, o terceiro lugar do pódio. Também, não podemos deixar de falar do futebol femino, com Marta, mulher preta e nordestina, Adriana, Duda Santos, Ludmila, Yaya e tantas outras que fizeram parte da prata conquistada.
Bia Souza – Judô (+78kg)
Em sua primeira participação nas olimpíadas, Beatriz Souza, judoca negra de 26 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no evento e se tornou a primeira brasileira estreante em uma modalidade individual a conquistar o tão sonhado ouro.
Bia venceu a israelense Raz Hershko no dia dois de agosto na categoria dos mais de 78 kg do judô e já no dia seguinte conquistou mais uma medalha, o bronze, na disputa por equipes mistas.

Rebeca Andrade – Ginástica Artística
Fazendo jus às expectativas de todos os brasileiros, mulher, preta e periférica, Rebeca Andrade trouxe não só uma, mas quatro medalhas, sendo três individuais e uma por equipes, se consagrando como a maior medalhista olímpica do Brasil com o total de seis medalhas olímpicas.
No solo, a rainha da ginástica brasileira fez história ao tirar 14.166 pontos, superando Simone Biles e garantindo o ouro. Na final individual geral e no salto, a ginasta garantiu duas medalhas de prata e ainda fez parte da inédita medalha de bronze na disputa por equipes.

Duda e Ana Patrícia – Vôlei de Praia
Após 28 anos, o vôlei de praia volta ao lugar mais alto do pódio com a dupla Duda Lisboa e Ana Patrícia Ramos. As jogadoras chegaram à final com apenas um set perdido e em uma disputa calorosa contra as canadenses, conquistaram a tão sonhada medalha de ouro com um placar de 2 sets a 1.
Após importantíssima vitória, Duda e Ana foram as porta-bandeiras do Brasil no encerramento das Olimpíadas.

Outros destaques
- Rayssa Leal, nossa mais jovem medalhista brasileira, conquistou sua segunda medalha consecutiva em sua segunda participação olímpica nos Jogos de Paris 2024. A skatista levou para casa o bronze na modalidade do skate street.
- No vôlei de quadra, as meninas superaram a seleção turca e conquistaram o bronze, mantendo os mais de trinta anos em que a modalidade sobe ao pódio nas Olimpíadas.
- Com trajetória repleta de altos e baixos, a seleção feminina de futebol chegou à final e garantiu a medalha de prata para o Brasil com a participação da rainha Marta.
- Nascida no Brasil e criada no Havaí, Tatiana Weston-Webb decidiu competir no surfe pelo país Sul-Americano e conquistou a prata, primeira medalha olímpica do surfe feminino nas Olimpíadas.
- Nas lutas, as brasileiras brilharam. No boxe, Bia Ferreira levou o bronze na categoria peso leve, enquanto no judô, Larissa Pimenta conquistou o terceiro lugar nos 52kg.