
Por Malu Moura, estudante de jornalismo da UFMG
Rayssa Leal começou com tudo a temporada 2025 no último domingo (23/03). A brasileira venceu com folga a final do skate street na etapa de abertura do Circuito Internacional de Skate (STU), realizada no Skate Park da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense conquistou o primeiro lugar com a pontuação de 81,57, seguida pela espanhola Daniela Terol (64,37) e pela gaúcha Maria Lúcia (51,24).
Mesmo sentindo dores após duas quedas nas semifinais do sábado, Rayssa voltou totalmente recuperada para a final no domingo. Em sua primeira volta, foi impecável, finalizando com um backside tailslide e garantindo 75,79 pontos, assumindo a liderança provisória. Daniela Terol terminou a primeira rodada em segundo lugar, enquanto a japonesa Aoui Uemura ocupava a terceira colocação com 43,92 pontos.
Na segunda volta, Rayssa elevou ainda mais o nível, ajustando sua linha para aumentar a dificuldade das manobras. Com isso, conquistou a maior pontuação do dia, 81,57, confirmando o primeiro lugar. Daniela Terol permaneceu em segundo, enquanto Maria Lúcia subiu para terceiro após uma excelente volta de 51,24 pontos.
Na última volta, com a vitória garantida, Rayssa se soltou na pista e arriscou tudo. Acabou cometendo erros e não aumentou sua pontuação, mas brindou o público com várias tentativas de best trick. Na quarta, acertou um 360 flip, manobra de alto grau de dificuldade, para delírio da torcida em Porto Alegre.
O STU 2025 terá cinco etapas internacionais após expandir sua categoria “Pro Tour”, permitindo a participação de atletas estrangeiros. Ao todo, são 35 participantes internacionais de 18 países, além do Brasil.
Na final feminina do park, apesar das brasileiras obterem ótimos resultados, a vencedora foi a espanhola Naia Laso com 90,67 pontos. Yndiara Asp garantiu o segundo lugar (85,00) após obter a maior nota da semifinal (86,00), enquanto a japonesa Mizuho Hasegawa terminou em terceiro, com 84,51 pontos.
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro