
por Isabella Neres, estudante de Jornalismo da UFMG
As equipes mineiras iniciaram as quartas de final da Superliga Feminina de Vôlei com vitória. O Minas visita o Barueri, em São Paulo, nesta quinta-feira (3), às 21h, para o segundo jogo das quartas de final da Superliga Feminina de Vôlei, da série de melhor de três. Na primeira partida, o time belo-horizontino venceu por 3 sets a 1, na capital mineira, na última sexta-feira (28). Caso ganhe novamente, já estará classificado para a semifinal, sem a necessidade do terceiro jogo.
Com a vantagem na mala, a equipe minastenista chega com força máxima, mesclando experiência e juventude, para tentar garantir a classificação em dois jogos. Já o Barueri, aposta na força das jovens atletas para buscar a vitória e forçar uma terceira partida, que será em Belo Horizonte, caso necessário, na quinta-feira, 10 de abril.
O vencedor do confronto entre Minas e Barueri enfrenta na próxima fase Osasco ou Sesc-Rj/Flamengo, que compõem o outro chaveamento. Entre as duas equipes, o Osasco venceu o time carioca por 3 sets a 1 e tem a vantagem para o próximo jogo.
Representando o Triângulo Mineiro, o Praia recebe o Maringá, em Uberlândia, no segundo jogo das quartas de final da Superliga, nesta sexta-feira (4), às 21h. A equipe uberlandense pode garantir a classificação sem a necessidade do terceiro jogo, pois também venceu o time do Paraná por 3 sets a 1, fora de casa, no último sábado (29), e está a uma vitória da semifinal.
Com desfalques importantes, o time mineiro une forças para chegar à semifinal. A equipe não contará com Maiara Basso, que passou por cirurgia de hérnia de disco no início do ano, e Carol Gattaz, que rompeu o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) na penúltima rodada da fase classificatória da competição e deve permanecer afastada das quadras por, pelo menos, seis meses. O Maringá, por sua vez, busca surpreender o adversário para tentar forçar um terceiro jogo, que também será realizado em Uberlândia, no dia 11 de abril, às 18h, caso necessário.
O time que se classificar nesse chaveamento enfrenta o vencedor do confronto entre Sesi Bauru e Fluminense na semifinal. Nesse momento, a equipe paulista carrega uma vantagem por ter vencido o tricolor por 3 sets a 0 no primeiro jogo.
Praia e Minas terminaram a fase classificatória da Superliga na liderança e na vice-liderança, respectivamente. Com isso, as equipes puderam escolher quais dos dois jogos da série de melhor de três mandariam em casa. O Praia optou pelos dois últimos jogos e o Minas pelo primeiro e pelo terceiro.
Expediente
Apuração e redação: Isabella Neres
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro