
por Isabella Neres, estudante de Jornalismo da UFMG
O Tijuca, do Rio de Janeiro, é o primeiro clube da Superliga B a garantir o acesso à elite do vôlei para a próxima temporada. O time confirmou a classificação nesse domingo (30), depois de vencer o segundo jogo consecutivo da série de melhor de três da semifinal contra o Pinhalense, de Santa Catarina, por 3 sets a 0. Agora, a equipe aguarda o vencedor do terceiro confronto entre Sorocaba e São Caetano, para conhecer o adversário na final.
Na primeira fase da Superliga B, o time carioca terminou na liderança depois de vencer 12 dos 13 jogos. Já nas quartas de final, o time eliminou o Chapecó, em dois jogos diretos, após vencer fora de casa por 3 sets a 1 e em casa por 3 sets a 0. Na semifinal, o time ganhou as duas partidas por 3 sets a 0 e garantiu a vaga na final da competição e o acesso à Superliga A.
Diante disso, o time aguarda o vencedor do confronto entre Renasce Sorocaba e São Caetano, que terminaram a primeira fase na vice-liderança e na terceira colocação, respectivamente. Pela semifinal, o Sorocaba venceu o primeiro jogo fora de casa, no tie break, e o São Caetano repetiu o feito do adversário no segundo jogo. A terceira partida acontecerá nesta sexta-feira (4), em Sorocaba, e definirá o segundo classificado para a elite do vôlei e para a final da Superliga B.
A decisão está marcada para a próxima segunda-feira (7), às 21h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, e terá transmissão do SporTV 2. Os times participantes estarão automaticamente classificados para a Superliga A, no lugar de Brusque e Pinheiros, que foram rebaixados nesta temporada.
Expediente
Apuração e redação: Isabella Neres
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro