
por Ana Isabella, estudante de Publicidade da UFMG
Entre os dias 4 e 6 de abril, a cidade de Sófia, na Bulgária, sediou a primeira etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica 2025. O evento contou com a participação das brasileiras Maria Eduarda Alexandre (Duda) e Geovanna dos Santos (Jojô) e contemplou as quatro tradicionais modalidades: arco, bola, maças e fita.
Duda teve um bom desempenho na fase classificatória, encerrando o sábado (5) em terceiro lugar na modalidade fita, garantindo vaga na final da especialidade. A final foi realizada no domingo ( 6) e Duda foi a última ginasta a se apresentar. Apesar de ter começado bem, cometeu alguns erros ao longo da apresentação. A brasileira terminou a disputa na oitava colocação, com 22.540 pontos.
Já Geovanna Santos marcou 26.650 nas maças (10º) e 25.600 na fita (15º), ficando de fora das finais individuais desses aparelhos. Mas, com a somatória das apresentações nos dois dias, Jojô fechou o individual geral em 10º lugar.
A participação das brasileiras faz parte da preparação para o Campeonato Mundial de ginástica rítmica , marcado para 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.
Expediente
Apuração e redação: Ana Isabella
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro