por Vitória Castro, estudante de Jornalismo da UFMG
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou na última quinta-feira (3) que a Copa do Mundo Feminina de 2031 e a de 2035 receberam as candidaturas dos EUA, junto do México, e do Reino Unido para sediar a competição, respectivamente. Ele revelou que ambas foram as únicas propostas para as datas. O comunicado foi divulgado no 49° Congresso da Uefa em Belgrado, na Sérvia.
A candidatura dos EUA em parceria com o México deverá ser oficializada, uma vez que o prazo de envio de novas solicitações acabou. Será a terceira vez que os Estados Unidos receberá a Copa Feminina, os outros anos foram em 1999 e 2003, já o México receberá seu primeiro Mundial Feminino. A US Soccer, federação dos EUA, e a Federação Mexicana já haviam anunciado em abril de 2024 que pretendiam apresentar uma candidatura conjunta para 2031.
Até o momento, também não há novas solicitações para 2035, por isso o Reino Unido deve ser confirmado para 2035, incluindo Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Mark Bullingham, CEO da Associação de Futebol da Inglaterra, demonstrou contentamento com o anúncio, disse que estão honrados em sediar a primeira Copa do Mundo desde 1966 e que o trabalho duro começa agora para apresentarem a melhor proposta no final do ano.
Em 2027, a décima edição do campeonato será realizada no Brasil e será a primeira na América do Sul. As sedes futuras são anunciadas de forma conjunta no 76° Congresso da Fifa em 2026.
Expediente
Apuração e redação: Vitória Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro