por Olívia Pilar, doutoranda em Comunicação pela UFMG
No dia 28 de março, a Sessão de Apelações do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha revogou a sentença que condenou o jogador Daniel Alves a quatro anos e seis meses de prisão por estuprar uma mulher em uma boate na Espanha em 2022.
O Tribunal considerou que a sentença tinha lacunas e imprecisões, e que pelas provas apresentadas a presunção de inocência não havia sido superada. Os juízes também entenderam que houve “falta de confiabilidade” no depoimento da vítima.
Para relembrar o caso: o ex-lateral direito Daniel Alves foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate na Espanha em dezembro de 2022, permanecendo preso por 13 meses em Barcelona. Em 2024, ele foi condenado em primeira instância a uma sentença de quatro anos e seis meses, mas a Justiça da Espanha aceitou o pedido da defesa para que ele aguardasse em liberdade provisória até o julgamento do recurso.
A partir dessa revogação da sentença, o jogador está autorizado a viajar para outros países, pois foram suspensas também as restrições do processo, como a entregar o passaporte e manter uma distância de 1km da vítima.
A promotoria e a advogada da vítima já entraram com recurso contra essa anulação e o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha irá analisar os pedidos.
Expediente
Apuração e redação: Olívia Pilar
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro