
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Na manhã do último sábado (5), a surfista brasileira Luana Silva foi eliminada da etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (WSL). Após garantir o primeiro lugar na repescagem no terceiro dia de competições, Luana chegou às oitavas de final, mas acabou superada por Caitlin Simmers, de 19 anos, atual campeã mundial e líder do ranking.
A brasileira começou melhor, abrindo a bateria com uma nota 5,50, contra 4,50 da norte-americana. No entanto, na segunda metade da disputa, Caitlin conseguiu uma onda de 8,17, totalizando 12,67 pontos. Luana respondeu com 6,17, somando 11,67 no total. Na reta final, Luana ainda tentou uma terceira onda, mas caiu na finalização e recebeu apenas 4,10 pontos. Com ventos calmos, a bateria teve poucas ondas.
Única representante do Brasil no tour feminino após a pausa na carreira de Tatiana Weston-Webb, Luana se despede da etapa com 2.610 pontos. Essa foi a sua quarta eliminação consecutiva nas oitavas de final.
Atualmente em 13º lugar no ranking, a surfista pode perder posições ainda nesta etapa e precisará de boas performances na Austrália para entrar no top 10 e garantir sua vaga na elite do surfe mundial em 2026.
Expediente
Apuração e redação: Olívia Pilar
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro