
por Carol Freire, estudante de Jornalismo da UFMG
Está aberta a votação para definir os maiores ícones do vôlei de 2025. O Hall da Fama do Vôlei celebra os 150 anos da criação desse esporte e busca eleger, entre 24 concorrentes de 13 países diferentes, aqueles que se destacaram mais em 5 categorias: jogador de quadra masculino e feminino, jogador de praia masculino e feminino e treinador.
O Brasil conta com seis concorrentes e quatro são mulheres. São elas: Fabi Alvim, bicampeã olímpica no vôlei de quadra; Juliana Silva, maior vencedora do Circuito Mundial de vôlei de praia, com oito títulos, e medalhista de bronze em Londres 2012; e Agatha Bednarczuk e Barbara Seixas, parceria medalha de prata em Rio 2016. Além das estrelas do vôlei feminino, a dupla Alison Cerutti e Bruno Schmidt, campeã olímpica em Rio 2016 também estão concorrendo.
A votação aberta ao público que já começou segue até o dia 14 de Abril e é feita pelo site oficial do Volley Hall (https://www.volleyhall.org/ivhf-fan-vote.html). Além do voto popular, um comitê definido pela organização também vai avaliar os concorrentes. A lista dos homenageados será divulgada dia 19 de maio e a premiação acontece no dia 18 de outubro em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos.
No ano passado, o técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães e a ex-jogadora Ana Paula Henkel, bronze em Atlanta 1996, passaram a integrar o grupo de integrantes do Hall da Fama, que, até hoje, já teve 23 indicações brasileiras.
Expediente
Apuração e redação: Carol Freire
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro