
por Weverton Carlos, estudante de Jornalismo da UFMG
O América ganhou sua primeira partida no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Realizada na tarde do último domingo (13), em Manaus, o triunfo foi marcado por uma goleada por 3 x 0. Os gols foram marcados por Radija e Gadu na primeira etapa e Emily Arias finalizou ao final.
Mesmo fora de casa, as Spartanas pressionaram no início do jogo. A equipe mandante acordou só aos 17 minutos, com um lance de escanteio em que houve finalização perigosa. Aos 21 minutos, a zagueira Rayane, do 3B, falhou na saída de bola e deixou a atacante Gadu executar a pressão e marcar. Aos 45, Radija surgiu com um passe de infiltração central para finalizar deslocando Kelly, goleira da equipe mandatária, e ampliar o placar. Passados apenas dois minutos, o 3B teve a chance de diminuir em cobrança de penalti. A atacante Sole, mesmo tomando pouca distância da bola, isolou para as arquibancadas.
Na volta, a partida se equilibrou, com as mandantes apostando nas jogadas de velocidade e as visitantes aproveitando dos espaços fornecidos para contra atacar. Quando o 3B estava se sobressaindo pela primeira vez desde o início, a lateral esquerda Camila foi expulsa depois de reclamar de uma decisão da arbitragem, tomando o segundo cartão amarelo. Com superioridade numérica e com o psicológico a favor, o América tomou conta da partida novamente. Ao final da segunda etapa, um contra-ataque armado pela esquerda deixou Arias com condições de arremate para o fundo do gol do 3B.
Na próxima rodada, o time mineiro volta aos gramados contra o Grêmio, na tarde da quarta-feira (16), dentro de casa. Já o 3B da Amazônia tenta sair da lanterninha contra o Ferroviária na noite de quarta-feira (16).
Expediente
Apuração e redação: Weverton Carlos
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro