
por Aline Luana, estudante de Publicidade da UFMG
A equipe brasileira de ginástica artística feminina encerrou sua participação no Troféu Cidade de Jesolo 2025, realizado na Itália entre os dias 12 e 13 de abril, com resultados promissores, especialmente entre as atletas juvenis.
Na categoria profissional, Gabriela Barbosa (Pinheiros), Gabriela Bouças (Flamengo), Hellen Silva (Flamengo), Júlia Coutinho (Flamengo), Luiza Abel (GNU), Maria Eduarda Montesino (Flamengo), Rebeca Procópio (SESI) e Sophia Weisberg (Pinheiros) foram as convocadas.
O principal destaque brasileiro foi Júlia Coutinho, de apenas 15 anos, que brilhou em sua primeira competição internacional. A jovem ginasta terminou em quinto lugar na final do solo da categoria adulta com a nota de 12.950 (5.300 de dificuldade e 7.650 de execução).
Na fase classificatória, realizada no sábado (12), Júlia já havia se mostrado competitiva ao obter 13.350 pontos, a sexta melhor nota. A final foi vencida pela romena Ana Maria Barbosu (13.500), com a espanhola Alba Petisco levando a prata e a italiana Emma Fioravanti ficando com o bronze.
A delegação brasileira utilizou a competição como parte da estratégia de renovação da equipe nacional, testando atletas recém-saídas da categoria juvenil em eventos de alto nível técnico.
Nos dias 9 e 11 de maio, Brasília receberá o Troféu Brasil de Ginástica Artística com a presença da Julia Coutinho, Flamengo, e Julia Soares, medalhista em Paris, do Pinheiros.
Destaques da equipe juvenil
Enquanto isso, entre as juvenis, que conta com ginastas de até 15 anos, as integrantes foram: Érika Oliveira (Flamengo), Isabel Aguilar (Flamengo), Julie Costa (Flamengo), Nicole Bello (Flamengo), Sophia Cruz (Flamengo) e Sophia Santos (Pinheiros)
A equipe juvenil do Brasil alcançou a quinta colocação na competição por equipes. Isabel Aguilar foi o grande destaque individual, classificando-se para as finais em todos os quatro aparelhos e conquistando dois quartos lugares nas provas de trave e solo. Ela também ficou em oitavo lugar no individual geral, com 50.250 pontos. Nicole Bello também se destacou, alcançando a quinta colocação no salto e a sexta no solo.
Expediente
Apuração e redação: Aline Luana
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro