
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, na última semana, importantes mudanças para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Com foco na promoção da igualdade de gênero e da diversidade esportiva, as novas diretrizes têm o objetivo de transformar em prática um projeto que, até então, estava mais no campo das ideias.
Entre as novidades, estão a inclusão de cinco novos esportes: beisebol, críquete, flag football, lacrosse e squash. Também foram anunciadas seis modalidades mistas, nas quais ambos os gêneros competem juntos: ginástica, remo, tênis de mesa, tiro com arco e o revezamento 4×100 no atletismo.
Uma das mudanças mais relevantes diz respeito às competições coletivas: haverá igualdade no número de seleções masculinas e femininas, com exceção do futebol. Para a modalidade, os números foram invertidos e agora haverá 16 equipes femininas e 12 masculinas classificadas para os Jogos.
Los Angeles 2028 pode marcar, ainda, com um feito histórico: ser a primeira edição olímpica com mais mulheres do que homens competindo. A previsão do COI é de que haja 5.655 mulheres e 5.543 homens participantes, embora esses números ainda possam sofrer alterações visto que há modalidades, como o hipismo, que não há distinção de gênero. Ao todo, serão disputados 161 eventos femininos, 165 masculinos e 25 mistos.
Expediente
Apuração e redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro