
por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
O WTA 500 de Stuttgart 2025, torneio na Alemanha, acontece de 14 a 21 de abril, com a presença de 11 atletas do top 20. É o segundo deste nível no saibro na temporada. Com destaque para as líderes do ranking, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek.
A número um busca um título inédito, depois de ser vice em Stuttgart entre 2021 e 2023.Já a polonesa venceu em 2022 e 2023. Swiatek, porém, ainda não levou troféus em 2025 e tenta se recuperar justamente na superfície em que mais dominou nos últimos anos. A atual campeã Elena Rybakina não estará presente para defender o título.
O Brasil é representado em simples por Bia Haddad Maia, cabeça de chave número 10, e Luisa Stefani nas duplas, ao lado de Timea Babos.
A chave de Bia Haddad e Luisa Stefani
Bia Haddad é a única brasileira na chave principal de simples e busca uma recuperação na temporada. Em 2025, ela tem apenas duas vitórias e nove derrotas. Atualmente na 17ª colocação do ranking, ela estreia diante da americana Emma Navarro, contra quem venceu os dois últimos encontros, ambos no ano passado.
Caso avance, Bia deve pegar a letã Jelena Ostapenko e poderia reencontrar Swiatek em uma eventual partida de quartas de final.
Já nas duplas, Luisa Stefani joga ao lado da húngara Timea Babos. Elas estreiaram diante das atuais campeãs e cabeças de chave número três, a taiwanesa Chan Hao-Ching e a russa Veronika Kudermetova, por 6/2, 3/6 e 10-5.
Stefani e Babos foram dominantes no primeiro set e não enfrentaram break-points. Elas quebraram logo no game de abertura e estiveram o tempo todo à frente no placar, ampliando a vantagem no fim do set. As atuais campeãs reagiram na segunda parcial, que teve apenas uma quebra.
Já no match-tiebreak, a brasileira e a húngara foram muito eficientes nas devoluções de saque, vencendo seis pontos nessas condições, o que ajudou a abrir grande vantagem e fechar o jogo.
A vitória já coloca Stefani e Babos nas quartas para enfrentar a letã Jelena Ostapenko e a ucraniana Dayana Yastremska. Elas já têm calendário definido até Roland Garros e planejam continuar jogando juntas por toda a temporada.
O torneio terá transmissão ao vivo no Brasil pelo streaming Disney+.
Início da chave principal: 14 de abril (segunda-feira) a partir de 9h
Quartas de final: 19 de abril (sábado), a partir de 7h30
Semifinais e final de duplas: 20 de abril (domingo), a partir de 8h
Final de simples: 21 de abril (segunda-feira), às 8h
*A final será disputada na segunda-feira e não haverá jogos na sexta (18) por ser feriado
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro