
por Malu Moura e João Pedro Salles, estudantes de Jornalismo da UFMG
A edição deste ano dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) será realizada de 16 a 21 de abril, em Santa Rita do Sapucaí, na região Sudoeste de Minas Gerais, e reunirá estudantes-atletas em oito modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez, nas disputas masculino e feminino.
A competição, que reúne estudantes de universidades públicas e privadas de todo o estado, é classificatória para os Jogos Universitários Nacionais, que serão realizados em outubro, em Natal/RN. Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário.
A UFMG terá uma delegação com 132 atletas para competir nas seguintes modalidades:
vôlei (feminino e masculino), basquete (feminino e masculino), futsal natação (feminino e masculino), handebol (masculino), natação, atletismo e xadrez. Os melhores de cada curso, que são descobertos nos campeonatos internos da Universidade, unem-se para representar a UFMG.
Os estudantes da UFMG que participam de competições esportivas treinam nos espaços esportivos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e também recebem apoio do Centro Esportivo Universitário (CEU), que arca com as despesas de filiação dos atletas. O CEU pagou todas as inscrições dos estudantes, o que totalizou cerca de 20 mil reais.
Há um desejo da UFMG em ampliar o apoio ao esporte universitário, visto como instrumento de pertencimento e fortalecimento de vínculos acadêmicos. Em matéria publicada no site oficial da Instituição, fontes declararam que querem criar um setor destinado à gestão de projetos esportivos e aumentar o apoio à participação nas competições.
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG planeja, por exemplo, formular editais de apoio financeiro para participação em eventos esportivos, articular com outras unidades da Universidade a viabilização de infraestrutura e transporte, e aprimorar o diálogo com as Atléticas para fomentar iniciativas integradas.
Sobre a presença das atléticas da UFMG
As atléticas conseguiram auxílio de 5.000 reais da UFMG por meio do Gabinete do Vice-reitor. Entretanto, os custos extras, como de transporte, circulam em cerca de 26 mil reais. Assim, as organizações se dividiram entre ônibus e carros particulares para o deslocamento.
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura e João Pedro Salles
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro