
por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
A tenista brasileira Beatriz Haddad sofreu revés na última terça-feira (15) para a norte-americana Emma Navarro, número 11 do mundo, com parciais de 6/3 e 6/0, no WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha.
Haddad fez um bom início de partida, mas não conseguiu manter o jogo ofensivo. Aos poucos, Emma impôs o estilo de jogo, enquanto Bia não conseguiu resistir à pressão. A partida durou exatas uma hora e 17 minutos.
Bia Haddad Maia perdeu duas colocações após sua nona derrota seguida e é a 19ª. O próximo compromisso da brasileira será no WTA 1000 de Madri. Cabeça de chave número 16 no evento espanhol, a brasileira vai pular a primeira rodada e estreia entre quinta (24) e sexta-feira (25) contra uma jogadora do quali, ainda não definida, após sorteio realizado neste domingo (20).
Se superar a estreia, algo que não acontece há seistorneios, Bia deve encarar a dinamarquesa Clara Tauson ou a suíça Belinda Bencic na 3ª rodada. Nas oitavas de final, a tenista mais bem ranqueada no caminho da brasileira é a estadunidense Coco Gauff (4ª).
Bia tem 215 pontos a defender em Madrid após alcançar as quartas de final no ano passado. O torneio será o seu 2º no saibro em 2025, após a derrota na estreia do WTA 500 de Stuttgart.
Bia corre o sério risco de deixar o top 20 na próxima lista a ser divulgada no dia 5 de maio. Ela chega à Espanha com 9 derrotas seguidas na temporada e na 19ª posição do ranking. (Ela só tem duas vitórias em 2025, ambas no Australian Open, em janeiro.)
A tenista precisará vencer três jogos para repetir tal campanha de 2024 onde só parou na campeã Iga Swiatek.
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro