
por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
Pela semifinal da chave de duplas, Luisa Stefani e a húngara Timea Babos perderam para a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, no último sábado (19). A norte-americana, que já foi campeã duas vezes no circuito ao lado de Luisa, venceu o confronto por 2 a 1, com parciais de 5/7, 6/3 e 10/4. Routliffe e Dabrowski chegaram em Stuttgart como cabeça de chaves número 1 do torneio.
Na semifinal, Luisa Stefani e Timea Babos venceram o primeiro set por 7/5. Mas as adversárias da brasileira levaram a segunda parcial por 6/3 e empataram a partida. No match tiebreak, domínio de Erin Routliffe e Gabriela Dabrowski, que fecharam o jogo com um 10/4
Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski jogavam juntas em 2021, quando a brasileira se lesionou na semifinal do US Open. Na época, elas vinham em grande fase, com três finais seguidas no circuito da WTA. Elas voltaram a jogar entre 2022 e 2023 quando Luisa retornou da lesão, mas romperam a parceria após um gira de saibro ruim e alguns desentendimentos entre as atletas.
Desde então, Dabrowski conseguiu grandes resultados com Erin Routliffe. Ao lado da neozelandesa, a canadense foi campeã do US Open, vice-campeã em Wimbledon e ainda venceu o WTA Finals de 2024.
Com a boa campanha no WTA 500 de Stuttgart, Luisa Stefani deve ganhar três posições na próxima atualização do ranking de duplas da WTA. A brasileira irá para a 35ª colocação da lista. Nos próximos dias, Luisa Stefani e Timea Babos seguem juntas para o WTA 1000 de Madri, na Espanha.
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro