
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (21) no Palácio de Cibeles, em Madrid, Espanha, a ginasta Rebeca Andrade foi laureada com o Prêmio Laureus do Esporte Mundial, considerado o Oscar do esporte. A atleta brasileira venceu na categoria “Retorno do Ano”.
Rebeca superou outros cinco indicados de diversas modalidades: o nadador Caeleb Dressel, a esquiadora Lara Gut-Behrami, o motociclista Marc Márquez, o jogador de críquete Rishabh Pant e a nadadora Ariarne Titmus.
O prêmio é concedido ao “atleta ou equipe que superou lesão, doença, adversidade, decepção ou fracasso e voltou ao triunfo na arena esportiva.” A ginasta paulistana foi reconhecida por sua trajetória de superação após passar por três cirurgias para tratar lesões no ligamento e, posteriormente, conquistar quatro medalhas olímpicas nos Jogos de Paris: um ouro, duas pratas e um bronze por equipes.
Em seu discurso de agradecimento, Rebeca Andrade dedicou o prêmio à sua equipe, à sua família e, em especial, à sua psicóloga Aline Wolff, que a acompanhou durante o período de recuperação das lesões. “Gostaria também de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssima para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline, minha psicóloga.”, declarou a atleta.
Com esta conquista, Rebeca Andrade entra para um seleto grupo de atletas brasileiros que já receberam o Prêmio Laureus, tornando-se a primeira mulher do país a ser premiada.
Expediente
Apuração e redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro