Brasileiras brilham no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2025

Foto: Beatriz Riscado/CBJ

por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG

O judô brasileiro foi muito bem representado no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2025, realizado entre 25 e 27 de abril, em Santiago, no Chile. As representantes brasileiras brilharam e conquistaram diversas medalhas na competição.

No primeiro dia, o Brasil conquistou quatro finais no feminino. Natasha Ferreira conquistou o ouro na categoria até 48kg ao derrotar a estadunidense Maria Celia Laborde. Na categoria até 57kg, Shirlen Nascimento e Bianca Reis se enfrentaram na semifinal, Shirlen levou a melhor, e depois, bateu a americana Mariah Holguin para ficar com o ouro. Bianca não saiu de mãos vazias: garantiu o bronze ao vencer a equatoriana Astrid Gavidia.

A judoca Nauana Silva teve uma ótima campanha nos 63kg. Ela eliminou a campeã olímpica Rafaela Silva ainda na fase de grupos e depois superou a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, medalhista de bronze em Tóquio-2020, para conquistar mais um ouro para o Brasil. Já Jéssica Pereira ficou com a prata nos 52kg, enquanto Rafaela Silva garantiu o bronze após passar pela repescagem.

No segundo dia, o show brasileiro continuou. A campeã olímpica Beatriz Souza voltou às competições internacionais em grande estilo e conquistou seu sexto título continental ao vencer a neozelandesa Sydney Andrews na final da categoria acima dos 78kg. Luana Carvalho (70kg) também subiu ao pódio, conquistando o bronze após vencer a peruana Xsara Morales Falconi.

Para fechar a campanha com chave de ouro, o Brasil foi campeão invicto na disputa por equipes mistas, vencendo Chile e Cuba com oito vitórias em oito lutas. Com rodagem no time, Luana Carvalho, Rafael Macedo, Beatriz Freitas, Leonardo Gonçalves, Daniel Cargnin e Bianca Reis representaram o Brasil na semifinal. Já na grande final, a equipe foi formada por Rafael Buzacarini, Shirlen Nascimento, Rafaela Silva, Giovani Ferreira e Bia Souza.

Entre 9 a 11 de maio, a Seleção Brasileira de Judô participa do Grand Slam do Cazaquistão.

Expediente

Apuração e redação: Soraia Carvalho

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário