Rosana Augusto é a primeira técnica mulher do Flamengo Feminino 

Foto: Paula Reis/CRF

por Vitória Castro, estudante de Jornalismo da UFMG

Rosana Augusta foi anunciada como nova treinadora do Flamengo na última terça (22) e é a primeira mulher no comando do time feminino. Ela substitui Maurício Salgado que teve um início irregular na temporada. Em sua estreia pelo clube, na última quarta (23), o Flamengo conquistou a Copa Rio com uma vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense. 

Rosana já atuou como jogadora profissional e treinou os times femininos do Athletico PR e Red Bull Bragantino, além da Seleção Sub-20 em 2023 quando conquistou o Sul- Americano e disputou o Mundial da Colômbia. Já como jogadora, conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de 2003 e de 2008, participou de quatro edições da Copa do Mundo e três jogos Pan- Americanos. “Minha chegada aconteceu de forma rápida e estou muito feliz de fazer parte desse clube gigante e liderar um elenco bastante qualificado. Dentro disso, esperamos criar rapidamente uma identidade e galgar coisas maiores”, conta a técnica. 

O Flamengo está na oitava posição do Brasileiro Feminino com 10 pontos e busca se manter na zona de classificação. 

Técnicas mulheres ainda são a minoria nos times do Brasileirão feminino, apenas 4 dos 16 times possuem treinadoras. São elas: Camila Orlando, do Palmeiras, Regiane Santos, do Sport, Jéssica de Lima, da Ferroviária, e Thaissan Passos, do Grêmio. Essa realidade está presente também no futebol feminino mundial, a Fifa relatou que as ligas contam com apenas 22% de mulheres no comando das equipes.

Em novembro de 2024, Camila Orlando conquistou o Paulistão com o Palmeiras e foi eleita a melhor técnica da competição, além de ser a primeira mulher a vencer a premiação individual. 

Na seleção, apenas duas mulheres comandaram o time principal: Emily Lima, em 2016 e 2017, e Pia Sundhage, entre 2019 e 2023. 

Expediente

Apuração e redação: Vitória Castro

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário