
por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
Na última sexta-feira , 25 de abril, uma das grandes promessas do tênis brasileiro, Victoria Barros, de apenas 15 anos, venceu dois jogos e garantiu a entrada pela primeira vez no Top-25 do ranking de juniores.
Em partida válida pelas oitavas de final, Victoria Barros venceu a holandesa Antonia Stoyanov por 2 sets a 0, com um duplo 6-3. O jogo havia sido interrompido na quinta-feira com 4 a 0 para a brasileira no segundo set.
Logo na sequência, no mesmo dia, pelas quartas de final, Victoria Barros venceu a tcheca Julie Pastikova, cabeça de chave número 6, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3 e avançou às semifinais do torneio, que está abaixo apenas dos Grand Slams em termos de pontuação.
Já na semifinal, ela foi superada pela alemã Sonja Zhenikhova, número 43 do ranking e cabeça de chave 14, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 6/4. A brasileira chegou a salvar match-point no nono game, teve um 0/30 no game final, mas a alemã soltou o braço no forehand para virar e conquistar a vitória.
Barros sai do torneio com sua melhor campanha em um torneio desse porte em simples. Agora, a brasileira tem no radar o torneio de Roland Garros juvenil que acontece no finalzinho de maio e primeiros dias de junho.
Após as semifinais do J500 de Offenbach, Victoria Barros tem salto de seis posições e alcança o top 25 mundial no ranking juvenil com 1369 pontos na Federação Internacional de Tênis, alcançando seu melhor ranking na carreira.
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro