
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Aconteceu, em Miami, entre os dias 2 e 4 de maio, a terceira etapa da F1 Academy, mas o mau tempo atrapalhou o espetáculo em terras norte-americanas.
No sábado, uma forte chuva atingiu a cidade da Flórida. Com poucas oportunidades para voltas rápidas, a sessão de classificação adquiriu um ritmo de treino, favorecendo as pilotos que foram à pista nos minutos iniciais. As duas brasileiras estavam entre elas: Rafaela Ferreira que conseguiu o sétimo lugar e Aurélia Nobels o sexto. A líder do campeonato, Maya Weug, que não saiu antes da chuva, acabou ficando apenas em décimo.
Na corrida 1, as brasileiras largaram de ótimas posições: Rafa em segundo e Aurélia em terceiro, logo atrás da poleposition Emma Felbermayr. A largada foi promissora para as três, mas um toque com Ella Lloyd, pilota da Academia Mclaren, fez Rafaela perder muitas posições, comprometendo sua corrida. Emma lutou bravamente, mas não conseguiu resistir à pressão de Doriane Pin, que assumiu a liderança.
Aurélia Nobels, em um fim de semana de redenção depois dos resultados ruins nas duas primeiras etapas, manteve a terceira colocação até a décima volta, quando foi ultrapassada por sua colega da academia Ferrari. As duas protagonizaram uma bela disputa interna na pista, com Maya Weug levando a melhor ao final.
Maya que foi, inclusive, um dos grandes destaques da prova, após largar em 10º e terminar na quarta colocação, conseguindo defender sua liderança no campeonato.
O pódio da corrida 1 foi composto por Doriane Pin, Alisha Palmowski e Chloe Chambers.
As brasileiras somaram pontos importantes: Aurélia Nobels cruzou a linha de chegada em sétimo e Rafaela Ferreira em nono, mas ambas subiram uma posição após punição de Lia Block. Com isso, Aurélia foi oficialmente classificada em sexto, somando três pontos, enquanto Rafaela ficou em oitavo, conquistando um ponto.
A corrida 2, programada para o domingo, foi cancelada devido às condições climáticas desfavoráveis.
Expediente
Apuração e redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro