Candidatura de Rio e Niterói para Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 é aceita

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/ Divulgação

por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG

Na última quinta-feira (1), a Panam Sports oficializou a aceitação da candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. As cidades brasileiras agora competem com Assunção, capital paraguaia. Uma comissão avaliará os dossiês das candidatas, e a decisão será divulgada ainda em agosto deste ano.

A escolha será feita por meio de uma eleição, cujos detalhes a Organização ainda não anunciou. O colégio eleitoral é composto por 41 Comitês Olímpicos Nacionais, totalizando 53 votos. Essa diferença se deve ao fato de países que já sediaram o evento, como o Brasil (em 1963 e 2007), terem direito a dois votos cada.

A proposta brasileira apresenta um orçamento de U$667,5 milhões e se baseia no reaproveitamento da infraestrutura existente dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Também consta no dossiê de candidatura que as competições esportivas, que envolvem atletas de países das Américas do Norte, Central e do Sul, além do Caribe, seriam realizadas em cinco zonas: Deodoro, Barra da Tijuca, Porto Maravilha, Copacabana e Niterói.

Além disso, as partidas de futebol também seriam disputadas em outras cidades: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).

As datas previstas para os eventos são: Jogos Pan-Americanos de 8 a 24 de agosto de 2031 e Jogos Parapan-Americanos de 7 a 16 de setembro do mesmo ano.

Expediente

Apuração e redação: Soraia Carvalho

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário