
Isabella Neres, estudante de Jornalismo da UFMG
Duas estrelas do vôlei brasileiro se enfrentaram na final da Champions League, no último domingo (4), na Turquia. O Conegliano, clube de voleibol feminino italiano e time da ponteira Gabi Guimarães, venceu o Savino, uma equipe também italiana onde joga a central Ana Carolina, a Carolana, e foi campeão do torneio.
Na decisão, o Conegliano superou o Savino por 3 sets a 0, apesar de ter tido momentos equilibrados durante o jogo. A brasileira Gabi Guimarães foi escolhida para a seleção da liga como a melhor ponteira. Na partida, ela anotou 11 pontos para o Conegliano. Já Carol pontuou cinco vezes para o Savino. Isabelle Haak, oposta sueca do Conegliano, foi eleita a Jogadora Mais Valiosa (MVP) do torneio.
Com uma atuação quase impecável, o time da capitã da seleção brasileira venceu todos os títulos que disputou na temporada – SuperCoppa Italiana, Coppa Italiana, Mundial, Scudetto e Champions. O Savino, por outro lado, viveu também um momento histórico. Essa foi a primeira vez que a equipe chegou à final da Champions. Agora, ambos os times estão classificados para o próximo mundial, em dezembro.
Para chegar à final, o time de Gabi passou pelo Milano, da poderosa oposta italiana Paola Egonu, depois de vencer a semifinal por 3 sets a 1. O Savino superou o Vakif, equipe turca, ex-clube de Gabi e que conta com a ponteira russa Marina Markova no plantel, por 3 sets a 0.
Na próxima temporada, é especulado que Carol deixe o time italiano e vá jogar a recém criada League One Volleyball (LOVB), nos Estados Unidos. Na hora de receber a medalha de prata, a atleta não conteve a emoção. Gabi Guimarães, no entanto, já está confirmada por, pelo menos, mais uma temporada no Conegliano.
Expediente
Apuração e redação: Isabella Neres
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro