
por Aline Luana, estudante de Publicidade da UFMG
A brasileira Isanelly Cristina, de 14 anos, conquistou, no último dia 30, o título de campeã mundial sub-17 de levantamento de peso na categoria até 40 kg, durante o Campeonato Mundial realizado em Lima, no Peru.
Isanelly levantou 77 kg no arremesso, estabelecendo um novo recorde mundial sub-17 na modalidade. Essa marca já havia sido alcançada por ela no Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2024, realizado no Rio de Janeiro, mas não foi homologada por não se tratar de uma competição internacional.
Além do ouro na categoria arremesso do levantamento de peso, a atleta conquistou o bronze no arranco, ao levantar 57 kg, e garantiu mais um ouro na somatória total, com 134 kg nas duas provas. Esse desempenho a colocou no topo do pódio.
Em entrevista após a competição, Isanelly expressou sua felicidade: “Estou muito feliz, pois não imaginava que seria uma experiência tão boa. Adorei a estrutura do lugar, é tudo muito bonito. Eu tenho que agradecer a Deus, primeiramente, porque estou aqui. E só comemorando, estou muito feliz com esse recorde mundial. Eu tinha em pensamentos, somente. Mas esperar, esperar, não esperava.”
Com esse feito, Isanelly Cristina se destaca como uma das grandes promessas do levantamento de peso brasileiro.
Expediente
Apuração e redação: Aline Luana
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro