
Aline Luana, estudante de Publicidade, e Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
A Seleção Brasileira de Basquete Feminino realizou dois amistosos contra times da WNBA, a liga dos Estados Unidos. A equipe nacional enfrentou o Chicago Sky na sexta (2) e o Indiana Fever no domingo (4), ambos os confrontos em solo adversário.
Os amistosos, chamados de “Tour Brasil na W”, integram o ciclo dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e também servem como preparação para a disputa da AmericupW, que acontece em junho deste ano. O principal objetivo é expandir a experiência internacional do elenco.
Para os duelos, porém, o Brasil teve algumas mudanças, já que a WNBA não permite que profissionais que tenham vínculo com a liga enfrentem suas próprias equipes ou outras franquias. Dessa forma,o assistente técnico Léo Figueiró assumiu o comando da equipe nesses jogos, substituindo Pokey Chatman, recém-contratada para liderar o novo ciclo olímpico da seleção brasileira (ela já foi treinadora do Sky na WNBA e tem cargo no Seattle Storm) .
Pokey é a segunda mulher a assumir o posto de técnica da seleção brasileira. A primeira foi Maria Helena Cardoso, comandante nas conquistas do Pan-Americano de Havana (1991) e da primeira participação olímpica da modalidade, em Barcelona (1992).
Além disso, duas das principais atletas brasileiras defenderam suas próprias equipes da WNBA, e não o time nacional: é o caso de Kamilla Cardoso, do Chicago Sky; e de Damiris Dantas, do Indiana Fever.
No primeiro amistoso a seleção foi derrotada pela equipe da Chicago Sky. O placar final foi de 89 a 62, com destaque para Aline Moura, com 12 pontos e sete rebotes. A brasileira Kamilla Cardoso jogou o primeiro tempo pela sua equipe, o Chicago Sky e anotou seis pontos no duelo. A americana Angel Reese foi a cestinha com 15 pontos. Pela seleção brasileira, além de Aline, Manu Alves, de apenas 19 anos, fez nove pontos.
No primeiro tempo, a equipe americana abriu 25 pontos de vantagem, mas na segunda etapa a seleção brasileira teve bons momentos. O Sky passou a poupar as jogadoras titulares, o que deu uma margem de melhora para o time verde-amarelo.
A seleção feminina de basquete foi superada também no segundo amistoso, em Iowa City, no último domingo, para o Indiana Fever por 108 a 44.
A seleção brasileira busca reconstrução após ficar fora das últimas duas edições dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. O objetivo é se preparar para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. A equipe conta com uma história vitoriosa, incluindo o ouro no Mundial de 1994 e medalhas olímpicas em Atlanta 1996 (prata) e Sydney 2000 (bronze).
Expediente
Apuração e redação: Aline Luana e Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro