
por João Pedro Salles, estudante de Jornalismo da UFMG
A quarta rodada do Inter UFMG, disputada no fim de semana dos dias 3 e 4 de maio, trouxe partidas decisivas e definições importantes nas modalidades coletivas. Além das disputas em quadra, campo e mesa, o fim de semana também foi marcado pela entrega dos tirantes de Melhor Jogador da Rodada, homenageando os atletas que mais se destacaram nas primeiras rodadas da competição, entrega essa que começou no final de semana do dia 26 e 27 de abril.
No handebol masculino, o Grifo (Educação Física) confirmou o favoritismo e garantiu a classificação ao vencer o Hércules (EEFFTO) por 28 a 13. A equipe ainda pode terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral, a depender do saldo de gols da Vetusta (Direito), que encara a AALEB na última rodada. A disputa pela vaga no outro grupo segue acirrada: a Fafich torce por uma vitória da Saúde (AAAS) para liderar e avançar direto; caso contrário, precisa que o Direito derrote a Face para buscar a vaga como melhor segundo colocado.
Entre as mulheres, o destaque foi a goleada do Hércules sobre a Medusa (Farmácia e Biomedicina): 20 a 5. No duelo entre Arquitetura e Direito, o Profeta (AAEAD) brilhou com um sonoro 21 a 10, com atuação de gala de Fernanda Ferreira, autora de 10 gols. Já o Grifo superou a BIO (UCB) por 26 a 15, com Eduarda Checon também marcando 10 vezes. Com esses resultados, EEFFTO e AAEAD avançam como líderes de seus grupos, enquanto Direito e Saúde seguem como segundos colocados. No grupo 2, Grifo já tem vaga garantida, mas Fafich e Odonto ainda brigam pela liderança e por uma possível classificação.
No futsal masculino, a AALEB garantiu sua passagem para a próxima fase com autoridade: 6 a 0 sobre a Odonto. Em outro jogo movimentado, Hércules e Atena (ICEx) empataram em 3 a 3. Agora, a EEFFTO só precisa vencer a Odonto para assegurar o topo da chave.
Pelo futsal feminino, a EEFFTO não tomou conhecimento da AAFAB e aplicou uma impiedosa goleada de 12 a 1, carimbando o passaporte para as finais. No outro jogo da rodada, BIO e ICEx ficaram no 2 a 2 e seguem com chances de classificação.
As redes também balançaram no vôlei masculino. O Grifo venceu a FACE (Hermes) por 2 sets a 0, em parciais apertadas (25×22 e 25×23), e encaminhou sua classificação. Já a Atena (Icex) bateu a Medusa por 2 sets a 0 (25×23 e 25×20) e garantiu a liderança de seu grupo. A Medusa, por sua vez, ainda aguarda os resultados da rodada final para saber se avança como uma das melhores segundas colocadas.
Entre as mulheres, a grande surpresa veio no vôlei feminino, com a Medusa superando a favorita Hércules por 2 a 1 em uma partida equilibrada. O resultado coloca a equipe como uma das mais fortes candidatas ao título, após vitórias também sobre a Fafich e a EEFFTO.
No basquete masculino, Grifo e FACE mantiveram o domínio e seguem invictos. A FACE venceu o ICEx por 52 a 23, enquanto o Grifo atropelou a FAFICH: 69 a 22. A expectativa cresce por uma possível final entre as duas potências. Apesar da derrota para a FACE por apenas dois pontos (43×41), a EEFFTO ainda tem chances de classificação. Já no basquete feminino, a Vetusta bateu a Fafich por 14 a 8 e lidera seu grupo com duas vitórias. A Fafich ainda briga por vaga na última rodada.
As emoções também tomaram conta do futebol de campo na Arena Inconfidência. No primeiro jogo de domingo, o Grifo garantiu a liderança de sua chave ao vencer a FACE por 1 a 0, com gol solitário de Daniel Dutra. Em seguida, o Hércules atropelou o ICEx por 5 a 1, com três gols de Vitor Uriel, agora artilheiro isolado do campeonato.
Já no futmesa, a hegemonia da EEFFTO falou mais alto. A atlética levou o ouro com a equipe formada por André Viana, Remy Lucas e Diogo Ávila, que venceu a final contra outra equipe da própria EEFFTO. Segundo André, o bom desempenho se deve à tradição da atlética na modalidade, que conta até com mesas dentro do prédio da faculdade.
Por fim, a organização do Inter UFMG abriu a quinta janela de inscrições, para atletas interessados em participar das provas individuais de atletismo e natação, previstas para o final do mês, e também para reforçar os times nas modalidades coletivas. O prazo vai até o dia 8 de maio.
Com mais decisões se aproximando, a próxima rodada promete manter o clima quente e a definir os classificados e eliminados do InterUFMGPara saber mais, acesse o Copa Fácil e tenha acesso a todas as classificações, grupos e rankings dos atletas durante o InterUFMG.
Expediente
Apuração e redação: João Pedro Salles
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro