
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Em sua primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a brasileira Bárbara Domingos, a Babi, garantiu a nona posição no individual geral da etapa de Portimão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, em Portugal, com 104.600 pontos.
Em sua primeira apresentação no arco, na sexta-feira (9), Babi manteve a mesma coreografia que lhe rendeu ótimos resultados nas Olimpíadas de 2024, em Paris, usando a trilha sonora do filme “O Rei Leão”. Apesar das mudanças no código de pontuação este ano, a brasileira marcou 28.350 pontos, ficando em quarto lugar no aparelho e garantindo vaga na final.
Ainda no mesmo dia, a atleta apresentou sua nova série com a bola ao som de “Never Tear Us Apart” (INXS), trilha do filme “Cinquenta Tons de Liberdade”. Com 26.100 pontos, ela terminou em nono lugar no aparelho. Somando as duas provas, Babi totalizou 54.450 pontos, fechando o dia na sexta posição no individual geral.
No sábado, dia 10, aconteceu o segundo dia da competição, no qual Babi iniciou com a série de maças. Contendo alguns erros, incluindo uma falha no primeiro movimento e o lançamento de uma das maças para fora da quadra no final, a apresentação recebeu 24.300 pontos.
Para sua apresentação final, Bárbara escolheu a música “El Tango de Roxanne”, do musical Moulin Rouge. Apesar de um pequeno erro inicial, a performance rendeu 25.850 pontos, consolidando sua pontuação total em 104.600.
O pódio ficou com Alina Harnasko, atleta que compete sob bandeira neutra, em primeiro lugar, seguida pela americana Rin Keys e pela búlgara Eva Brezalieva em terceiro.
Na final do arco, realizada no domingo, a performance de Babi lhe rendeu a 6ª posição, com uma nota total de 27.500 pontos.
Expediente
Apuração e redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro