
por Malu Moura estudante de Jornalismo da UFMG
A Fifa anunciou na última quarta-feira(07) as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo feminina de 2027, que será no Brasil. A competição com 32 seleções ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho. A seleção brasileira está classificada por ser a sede.
No planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil, o Maracanã aparece como o estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo. Essa será a terceira final de Copa do Mundo no Maracanã, após as decisões dos torneios masculinos de 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina).
Sedes da Copa do Mundo Feminina 2027:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Neo Química Arena (São Paulo)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Castelão (Fortaleza)
- Fonte Nova (Salvador)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
No projeto inicial, os estádios com mais jogos do torneio seriam o Maracanã, o Mané Garrincha e o Mineirão. Cada um com oito partidas. A Neo Química Arena ficaria com sete confrontos, entre eles uma das semifinais, a outra seria em Brasília. No entanto, o número de jogos em cada estádio vai mudar.
A primeira Copa do Mundo feminina na América do Sul terá 32 seleções, com três delas sendo representantes da Conmebol de forma direta. A África terá quatro vagas diretas, assim como a Concacaf (Américas do Norte e Central). A Oceania contará com uma vaga direta. A Europa terá 11 vagas diretas. As três vagas restantes serão disputadas em playoffs.
Expediente
Apuração e redação: Aline Luana e Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro