Judô feminino brilha: Brasil garante seis medalhas no Grand Slam de Astana

Foto: Maicon Maia/CBJ

por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG

O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Judô Astana 2025, realizado entre os dias 9 e 11 de maio, com seis medalhas de bronze, todas conquistadas por mulheres. As judocas Natasha Ferreira, Jéssica Pereira, Shirlen Nascimento, Rafaela Silva, Luana Carvalho e Beatriz Freitas subiram ao pódio durante o evento, consolidando o bom desempenho da equipe feminina.  

Já no primeiro dia de competição o Brasil subiu ao pódio três vezes, foi Natasha Ferreira que garantiu a primeira medalha brasileira. Após passar pela repescagem, a brasileira derrotou Narantsetseg Ganbaata, da Mongólia, com um Ippon, conquistando seu segundo segundo bronze em grand slams.

No -52kg feminino, Jéssica Pereira garantiu o segundo bronze do Brasil ao imobilizar a húngara Reka Pupp também por ippon. A brasileira venceu três lutas, caindo apenas na semifinal para a alemã Mascha Ballhaus. Já na categoria -57kg, Shirlen Nascimento fechou o dia com emoção, faltava apenas 11 segundos para acabar a luta, quando ela conseguiu derrotar a russa Kseniia Galitskaia com um ippon, e garantir o terceiro pódio.

No sábado, Rafaela Silva (-63kg) subiu ao pódio após vencer a polonesa Natalia Kropska por ippon. Já Luana Carvalho (-70kg) garantiu sua primeira medalha em Grand Slams com uma vitória por ippon sobre a italiana Martina Esposito. 

No último dia de competições, Beatriz Freitas brilhou na categoria até 78kg ao garantir seu primeiro pódio em um Grand Slam. A judoca de 22 anos derrotou a francesa Liz Ngelebeya por ippon após imobilização, com uma campanha consistente que incluiu vitórias sobre adversárias da China e da França.

Bia Souza, campeã olímpica em Paris 2024, ficou fora do pódio após derrota no golden score para a japonesa Ruri Takahashi, terminando em quinto lugar.

Com os resultados, o Brasil encerrou a preparação para o Mundial de Judô 2025 que acontece em Budapeste, na Hungria , entre 13 a 20 de junho de 2025

Expediente

Apuração e redação: Soraia Carvalho

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário