Bia Haddad estreia com vitória no WTA 500 de Estrasburgo

Foto: Divulgação/ WTA

por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG

Bia Haddad Maia, número 23 do mundo, emplacou nesta segunda-feira (19) sua maior vitória na temporada na estreia no WTA 500 de Estrasburgo, na França.

A brasileira salvou dois match-points e eliminou a dinamarquesa Clara Tauson, 22ª colocada, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 3/6 6/4 7/5. A partida teve duração de 2h44min e aconteceu na quadra central do torneio que antecede um dos quatro principais torneios da temporada, o Roland Garros.

O torneio de Estrasburgo é jogado no saibro e serve como preparatório para Roland Garros, o segundo Grand Slam do ano, que tem início na semana que vem. Bia foi semifinalista de Roland Garros em 2023, quando obteve o melhor resultado da carreira.

A vitória em Estrasburgo é talvez a mais significativa da temporada para Bia, em um ano onde venceu apenas o quarto duelo de 2025 em 18 partidas e obteve sequência negativa de nove derrotas. Os resultados fizeram a brasileira cair no ranking e sair do top 20. Já a adversária Tauson vem em um bom ano onde foi vice-campeã no forte WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes.

No primeiro set, Bia levou uma quebra logo em seu primeiro game de saque, ficou no jogo, mas levou outra no fim e acabou perdendo com três winners e 13 erros não-forçados. No segundo set, um game ruim de Tauson colocou a brasileira no jogo. Ela quebrou e foi levando o serviço para fechar por 6/4.

Bia quebrou, abriu 4 a 2 no terceiro set , mas cometeu dupla-falta e com um saque fraco foi quebrada de volta e viu Tauson ter dois match-points. A adversária cometeu erros enquanto Bia se mostrava disposta a continuar na partida, confirmando,  quebrando e fechando o duelo de virada pra cima da dinamarquesa.

Bia disparou 31 bolas vencedoras no jogo todo e errou 30, enquanto que Tauson acertou 48, mas errou número igual.

Bia vem tentando reencontrar seu caminho e agora vai buscar a segunda vitória seguida, contra a americana Ashlyn Krueger, 37ª colocada, que passou pela compatriota McCartney Kessley por 6/4 7/5. O jogo acontecerá dia 21 de maio, quarta-feira, ainda sem horário definido. 

Expediente

Apuração e redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário