
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
Aconteceu, em Koper, na Eslovênia, entre os dias 15 e 18 de maio, mais uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística 2025. Com um grande desempenho da equipe de ginastas brasileiras, Júlia Coutinho, Gabriela Barbosa e Gabriela Bouças faturaram medalhas.
No sábado (17), após ótimas classificatórias no dia anterior, Gabriela Barbosa e Gabriela Bouças protagonizaram a primeira dobradinha brasileira na etapa. Barbosa levou a prata nas barras assimétricas e Bouças o bronze.
Já no domingo, o Brasil teve direito a outra dobradinha, desta vez no solo. Júlia Coutinho, de apenas 15 anos, realizou uma excelente performance ao som de “Maria, Maria”, de Milton Nascimento. Com saltos cravados e poucas saídas do tablado, a brasileira somou 13.100 pontos e conquistou o lugar mais alto do pódio. A prata ficou por conta de Gabriela Barbosa, de 17 anos, que teve sua apresentação embalada ao som de um instrumental de estilo medieval e, com ótimos saltos, somou 12.733 pontos ao final.
Ainda no dia 18, Gabriela Bouças voltou ao pódio na decisão da trave. A brasileira conquistou sua segunda medalha na etapa com o bronze adquirido após sua performance de 12.633 pontos.
A próxima etapa da Copa do Mundo de ginástica artística está programada para ocorrer em Tashkent, Uzbequistão, entre 18 e 21 de junho.
Expediente
Apuração e redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro