Laura Pigossi se despede de Roland Garros ainda na estreia do quali

Foto: FFT

por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG

Única brasileira na chave feminina do qualificatório para Roland Garros, a paulista Laura Pigossi não conseguiu avançar e foi eliminada logo na estreia. Nesta segunda-feira (19), ela enfrentou a francesa Fiona Ferro na tradicional quadra Suzanne Lenglen, com arquibancadas lotadas, e foi superada por 6/2 e 7/5, em 1h35 de partida.

No primeiro set, Pigossi teve dificuldades com o saque, mesmo colocando 88% dos primeiros serviços em quadra. Venceu apenas 43% dos pontos com o primeiro saque e 33% com o segundo. Após salvar quatro break-points no quarto game, chegou a evitar uma quebra, mas não resistiu na reta final e sofreu duas quebras consecutivas, fechando a parcial em 6/2 para a francesa.

Ferro manteve o ritmo e abriu vantagem no segundo set com mais uma quebra, somando seis games seguidos. Pigossi reagiu, devolveu o break, e depois conseguiu nova quebra para abrir 5/3, ficando próxima de levar a decisão para o terceiro set.

Contudo, voltou a enfrentar problemas no serviço. Salvou um break-point no oitavo game, mas foi quebrada nas duas passagens seguintes. No 11º game, desperdiçou três chances de quebra, e Ferro aproveitou o embalo para vencer os últimos quatro games da partida, selando a vitória.

Apesar da eliminação, Pigossi leva para casa uma premiação de 21 mil euros (cerca de R$ 134 mil), destinada às jogadoras que caem na primeira rodada do quali. Atual 171ª do ranking e segunda melhor brasileira na lista da WTA, a tenista de 30 anos já disputou três Grand Slams, tendo jogado a chave principal de Roland Garros em 2024.

“Lutei o jogo inteiro, como sempre. Acho que é uma das minhas características. Mas ficou faltando subir um pouco o nível. Fiz 5/3 no segundo set, tive três chances de quebra no 5/5 e estive presente no jogo, mas em nenhum momento consegui jogar no meu melhor nível” – avaliou Pigossi em entrevista para TenisBrasil.

Atual número 344 do mundo, Ferro já chegou a ocupar a 39ª colocação no ranking da WTA e tenta retomar o bom nível após um período de sete meses afastada do circuito, entre julho de 2024 e fevereiro de 2025. Desde seu retorno, quando reapareceu no ranking na 366ª posição, acumula nove vitórias e cinco derrotas na temporada.

Na próxima fase do quali, Ferro fará um duelo francês contra Carole Monnet, de 23 anos e 227ª do mundo.

Expediente

Apuração e redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário