Arsenal é campeão da UEFA Champions League Feminina 2025

Foto: UEFA/Divulgação

por Vitória Castro, estudante de Jornalismo da UFMG

A grande final da UEFA Champions League Feminina 2025 foi disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa, pela segunda vez na história, no último sábado (24). O Arsenal venceu o Barcelona e foi campeão da temporada. Com o placar de 1 a 0 e gol da sueca Stina Blackstenius, a equipe conquistou o título após 18 anos da primeira conquista. 

No primeiro tempo, o Barcelona estava superior, criou melhores chances, mas acabou marcando um gol contra quando Irene Paredes tentou tirar uma bola cruzada pelo Arsenal, que acabou sendo anulado por impedimento. O primeiro tempo acabou em 0x0. No segundo tempo, o Barça conseguiu ter as melhores oportunidades, boas chances com a Aitana, que ganhou o premio de melhor jogadora da competição, perderam muitos gols e levaram sustos para a defesa adversária. Aos 29 minutos, o Arsenal encontrou um bom ataque com Beth Mead que deu um ótimo passe para Blackstenius marcar o gol da vitória com um chute cruzado da grande área. Mead e Blackstenius vieram do banco para trazer a vitoria da temporada para o clube inglês. 

O Barcelona perdeu a chance de conquistar o tetracampeonato consecutivo, já que havia ganhado em 2020|2021, 2022/23 e 2023/24, essa era a quinta final seguida da equipe, seis em sete anos. A derrota foi apenas a quarta da temporada para o time espanhol. Para o Arsenal, esse é o segundo título de Champions League da equipe, o último foi em 2006/07, quando conseguiu superar o Umea, da Suécia. 

Expediente

Apuração e redação: Vitória Castro

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário