
por Isabella Neres, estudante de Jornalismo da UFMG
Depois de algumas semanas de treino em Barueri, as atletas da Seleção Feminina finalmente começaram a utilizar o Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) de Saquarema, no Rio de Janeiro, depois da reforma. A primeira etapa do trabalho de modernização do CT foi entregue no final de abril e jogadores e comissões técnicas estrearam o local na última semana.
Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), inicialmente a modernização incluiu os ginásios, o restaurante e a recepção, além de ter sido criada uma sala temática sobre a história do vôlei brasileiro, com a exposição de medalhas, troféus, camisas e imagens de momentos marcantes.
As obras em Saquarema começaram no final do ano passado e terão outra etapa, com a reforma dos quartos e da academia, a construção de novos dormitórios, a climatização das quadras e a implantação de um sistema de energia solar. A previsão é de que a segunda parte seja entregue até o fim de 2026.
O CDV conta com 108 mil m2, quatro quadras indoor e seis de vôlei de praia. Além de 800 m2 de área de academia e fisioterapia, piscina semiolímpica, sauna, restaurante e áreas de lazer.
A seleção feminina está se preparando no CDV, visando a Volleyball Nations League (VNL), entre junho e julho, e o Mundial, entre agosto e setembro.
Expediente
Apuração e redação: Isabella Neres
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro