
por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG
A Luisa Stefani se despediu de Roland Garros 2025 na última segunda-feira (2), ao lado da húngara Timea Babos, após uma dura derrota nas oitavas de final da chave de duplas. Elas foram superadas pela parceria número 1 do mundo, formada pela tcheca Katerina Siniakova e pela americana Taylor Townsend, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/3 e 6/4, em 2h43min de partida.
Em jogo equilibrado e decidido nos detalhes, Stefani e Babos começaram bem e venceram o primeiro set no tie-break, após uma parcial extremamente disputada. Elas chegaram a abrir 3/1, mas viram as adversárias reagirem e sacarem para o set em 6/5. Mesmo assim, a brasileira e a húngara resistiram e levaram a melhor no desempate por 8-6, com destaque para um ponto espetacular salvo por Stefani com um golpe entre as pernas.
A virada das favoritas começou no segundo set, quando Siniakova e Townsend venceram os três primeiros games e mantiveram o ritmo forte até fechar em 6/3. No terceiro e decisivo set, Stefani e Babos ainda resistiram e chegaram a empatar a parcial em 3/3, mas não conseguiram conter a pressão da dupla número 1 do mundo, que definiu o jogo com uma quebra no sétimo game e venceu por 6/4.
Antes da eliminação, Stefani e Babos fizeram uma campanha consistente em Roland Garros, que a gente vinha acompanhando. Na primeira rodada, venceram com facilidade a dupla formada pela ucraniana Anhelina Kalinina e a chinesa Yifan Xu. Na sequência, superaram a parceria entre a tcheca Anastasia Detiuc e a ucraniana Yuliia Starodubtseva em três sets.
A boa fase da dupla vinha desde o fim de maio, quando conquistaram o título do WTA 500 de Estrasburgo, também em território francês. Após a eliminação, Stefani comentou sobre a frustração com o resultado: “Foi um jogo duríssimo. Partidas assim são definidas nos detalhes. Elas são a dupla número 1 do mundo porque conseguem sair de situações difíceis e complicadas.”
A tenista já planeja sua retomada nos próximos torneios da temporada de grama: “Vou conversar com o meu time, mas provavelmente começo em Queens, em Londres, na próxima semana. Wimbledon é o próximo grande objetivo.”
Expediente
Apuração e redação: Malu Moura
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro