Rio de Janeiro será sede do Mundial de Tênis de Mesa em 2029

Foto: ITTF

por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG

O Rio de Janeiro foi escolhido na última terça-feira (27 de maio) como sede do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2029. O anúncio foi feito durante a assembleia geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa, em Doha, no Catar. Esta será a primeira vez que a competição ocorrerá na América do Sul e a segunda no Hemisfério Sul, após Durban, na África do Sul, sediar a edição de 2023.

O Rio venceu a disputa contra Berlim (Alemanha), San José (Estados Unidos) e uma candidatura da China, que não possuía cidade definida. Após três rodadas de votação, o projeto brasileiro obteve 131 votos contra 68 da China na rodada final. Vale destacar que a candidatura brasileira liderou todas as etapas do processo de escolha entre os 200 votos válidos.

A apresentação da cidade do Rio de Janeiro na assembleia incluiu depoimentos do vice-campeão mundial Hugo Calderano, do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta. A escolha do Rio reflete, em parte, o sucesso recente de mesatenistas brasileiros no cenário internacional, como Hugo Calderano, que conquistou a prata inédita no Mundial de Doha no último domingo (25), e Bruna Takahashi, que vem fazendo campanhas históricas. 

O Mundial de 2029 será disputado nas modalidades de simples e duplas, seguindo os torneios de 2026 (Londres), 2027 (Astana) e 2028 (Fukuoka). 

Expediente

Apuração e redação: Soraia Carvalho

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário