
por Vitória Castro, estudante de Jornalimo da UFMG
O Brasil venceu o amistoso contra o Japão por 3 a 1 na última sexta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo. O jogo marcou a volta da rainha Marta, contou com 33 mil torcedores e uma ótima atuação da jovem de 19 anos, Dudinha, que marcou dois gols.
A Seleção Brasileira começou criando boas oportunidades com a meia atacante Dudinha liderando as melhores jogadas. Ela sofreu um pênalti, que foi o responsável por anular o primeiro gol, de fato, do Japão, mas a cobrança foi perdida por Kerolin. Mesmo sem o gol, as brasileiras continuaram pressionando e se mantiveram melhores no jogo.
O primeiro gol saiu com um ótimo chute de Dudinha, aos 27 minutos. E o segundo gol, também foi dela, aos 41 minutos, quando a goleira Yamashita espalmou a bola e o rebote sobrou para a jovem ampliar o placar.
No segundo tempo, o Japão levou alguns perigos para a defesa brasileira, Fujino acertou uma bola na trave. Mas o Brasil respondeu, melhorou e conseguiu marcar o terceiro gol com Kerolin, aos nove minutos. Após um toque de mão de Luany, foi marcado pênalti para as japonesas, Nagano bateu e Lorena defendeu.
Com 28 minutos, Marta entrou no lugar de Kerolin e conseguiu chutar com perigo ao gol, mas a bola foi pela linha de fundo. Aos 43 minutos, Seike diminuiu a diferença para o Japão e finalizou o placar em 3 a 1.
A diferença de desempenho, tanto do Brasil, quanto do Japão, desse jogo para o segundo foi bem grande, com vantagem para o Brasil no primeiro. Daria para o placar ser maior para nós.
Expediente
Apuração e redação: Vitória Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro