
por Duda Castro, estudante de Jornalismo da UFMG
O skate feminino brasileiro deixou sua marca na abertura do Circuito Mundial de Skate Park 2025, em Ostia, na Itália. Entre as cinco brasileiras que avançaram às semifinais, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Fernanda Tonissi, Helena Laurino e Dora Varella, apenas Isadora Pacheco conseguiu uma vaga na grande final, terminando em oitavo lugar. Isa conquistou a classificação ao acertar uma volta precisa na semifinal, recebendo 83.09 pontos, mesmo depois de não completar as duas primeiras apresentações.
A disputa foi intensa e mostrou o alto nível do skate feminino, com Isa enfrentando rivais de peso e não conseguindo encaixar nenhuma linha na final, somando apenas 67.01 pontos. Raicca Ventura, por sua vez, terminou na 9ª colocação, muito próxima da classificação, enquanto Fernanda Tonissi fechou em 11ª, com boas manobras e nota de 82.20. Helena Laurino e Dora Varella, as mais jovens do grupo, encerraram a participação na 15ª e 16ª posições, respectivamente.
A etapa, que abriu a temporada internacional da World Skate, reforçou o potencial das brasileiras, que seguem em busca de evolução técnica e de espaço no topo do pódio. Nesta semana, será disputada a etapa de street, de 8 a 15 de junho, em Roma. Rayssa Leal, líder do ranking, já está garantida nas quartas de final e chega como destaque da equipe brasileira, que também conta com Pâmela Rosa, Isabelly Ávila, Maria Lúcia e Duda Ribeiro.
Expediente
Redação: Duda Castro
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro