Victoria Barros conquista maior título da carreira na Alemanha e entra no top 20 juvenil

Foto: ITF

por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG

A brasileira Victoria Barros, de apenas 15 anos, alcançou no domingo (16) o maior título de sua carreira no circuito juvenil ao vencer o J300 de Bamberg, na Alemanha. Em mais uma virada impressionante, a brasileira derrotou na final a alemã Eva Bennemann, de 17 anos e 36ª do ranking, por 1/6, 6/4 e 6/3.

Este foi o quinto título de simples da carreira de Victoria e o primeiro de nível J300. Até então, ela havia vencido quatro torneios em 2023, sendo o mais relevante o J100 de Dubrovnik. Ela treina na academia do renomado técnico Patrick Mouratoglou, na França.

A conquista na Alemanha também marca a primeira final da temporada para Victoria, que vinha de boas campanhas em 2024. Ela chegou às oitavas de final tanto no Australian Open quanto em Roland Garros juvenil, além de alcançar as semifinais no J500 de Offenbach (Alemanha), no J300 de Medellín (Colômbia) e no J200 de Cap d’Ail (França).

Durante o torneio em Bamberg, a brasileira precisou de resiliência para superar adversárias duras. Na semifinal, venceu a alemã Victoria Pohle (cabeça de chave 7) por 3/6, 6/1 e 7/6 (7-4). Nas quartas, superou a tcheca Veronika Sekerkova por 4/6, 6/2 e 6/2.

Com os 300 pontos conquistados no saibro alemão, Victória atingiu a melhor colocação de sua carreira no ranking da ITF: deve subir do 23º para o 20º lugar, entrando pela primeira vez no top 20 juvenil. Ela agora se junta a um seleto grupo de brasileiras que já atingiram essa marca, como Bia Haddad Maia (15ª), Laura Pigossi, Teliana Pereira, Roxane Vaisemberg e Luisa Stefani (única brasileira a chegar ao top 10 juvenil).

O próximo desafio de Victoria será o tradicional J300 de Roehampton, em Londres, preparatório para Wimbledon, que começa no dia 5 de julho.

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário