UFMG é destaque na CIA 2025 com medalhas, acessos e protagonismo nacional

Atletas da EEFFTO sobem ao palco da CIA para celebrar a conquista da segunda divisão do CIA. Foto: Reprodução/ AAAEEFFTO

por João Pedro Salles, estudante de Jornalismo da UFMG

As atléticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram história na Copa Inter Atléticas (CIA) 2025, realizada de 19 a 22 de junho, em Uberaba (MG). Ao todo, as equipes da UFMG conquistaram 20 ouros, 18 pratas e nove bronzes, somando 47 medalhas em diferentes modalidades e categorias. 

A Universidade Federal Mineira foi representada por sete atléticas: Hércules (AAAEEFFTO), Grifo (AAAEE), Fafich (AAAFAFICH), Hermes (AAAFACE), Vetusta (AAAFDUFMG), Conclave (CMD) e ICEx (AAAICEX).

O evento reuniu 127 Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) de todos os estados brasileiros, com mais de 1.200 competições em 24 modalidades. Com estrutura de festival, a CIA também contou com mais de 50 atrações musicais, consolidando-se como o maior campeonato universitário do Brasil.

Hércules brilha pelo segundo ano seguido e sobe à elite

A atlética da EEFFTO, Hércules, conquistou cinco ouros (futsal feminino, peteca feminina e masculina, atletismo feminino e natação feminina) e três pratas (jiu-jitsu masculino, handebol feminino e vôlei feminino), totalizando oito medalhas e o bicampeonato geral na segunda divisão. A equipe disputará a primeira divisão em 2026.

Um dos grandes destaques foi Paula Jover Gallego, intercambista espanhola que venceu todas as provas de natação que disputou. A atleta participou mesmo com a data de retorno ao seu país marcada para o mesmo dia da competição, o que mobilizou a equipe inteira em uma verdadeira força-tarefa para garantir sua participação e viajem.

Além disso, o futsal feminino da EEFFTO conquistou o bicampeonato sem sofrer nenhum gol, reafirmando a força das equipes femininas do prédio.

Conclave disputa título até o fim

A Medicina (Conclave), campeã em 2024, foi vice-campeã geral na primeira divisão de 2025, ficando atrás apenas da tradicional Engenharia da UFU. A disputa foi acirrada: a diferença no placar final foi de apenas três pontos, equivalentes a diferença entre uma medalha de prata (10) e uma medalha de ouro (13).

A Conclave levou cinco ouros (vôlei feminino, atletismo feminino, jiujitsu masculino, natação feminina e masculina), seis pratas (handebol feminino, basquete feminino, atletismo masculino, jiujitsu feminino, judô feminino e masculino) e um bronze (futsal feminino), totalizando 12 medalhas, o maior número entre as atléticas da UFMG.

Atletas do Conclave celebram o vice-campeonato da primeira divisão do CIA. Foto: Reprodução/@conclaveufmg

Grifo garante pódios na elite

O Grifo (AAEE) brilhou na primeira divisão e terminou o campeonato como terceiro colocado geral. Foram três ouros (handebol masculino, basquete masculino e tênis de campo feminino), 4 pratas (futsal feminino, vôlei de praia masculino, xadrez e natação feminina) e três bronzes (tênis de campo masculino, atletismo masculino e judô masculino), fechando com 10 medalhas no total.

Atletas do Grifo comemoram a terceira colocação geral da primeira divisão do CIA. Foto: Reprodução/AAAFACE.

Face, Fafich, Direito e ICEx somam conquistas na 3ª e 2ª divisões

A Hermes (FACE) ficou em terceiro lugar geral na terceira divisão laranja, com três ouros (basquete masculino, peteca masculina e xadrez), uma prata (tênis de campo masculino) e um bronze (tênis de mesa masculino), totalizando cinco medalhas.

Atletas da FACE celebram com o troféu do CIA. Foto: Reprodução/AAAFACE.

A Fafich terminou em quarto lugar geral na mesma divisão, com dois ouros (futsal feminino e peteca feminina) e uma prata (peteca masculina), somando três medalhas.

Equipe da FAFICH campeã de peteca feminina celebra o título no pódio. Foto: Reprodução/AAAFAFICH.

A Vetusta (Direito), que disputou a segunda divisão, finalizou em quarto lugar geral. Foram dois ouros (xadrez e jiujitsu masculino), três pratas (futsal feminino, judô feminino e masculino) e três bronzes (vôlei masculino, futebol de campo, jiujitsu feminino, natação masculina), com oito medalhas no total. O ICEx, por sua vez, encerrou sua participação na 13ª colocação da terceira divisão, com destaque para o bronze no futebol de campo.

Expediente

Apuração e redação: João Pedro Salles 

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário