
por Emanuel Altair Cortez, estudante de Jornalismo da UFMG
O Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro entre 20 e 24 de agosto de 2025, contou com a participação de duas brasileiras nas coreografias individuais. A atleta Bárbara “Babi” Domingos conquistou o melhor resultado individual da história do Brasil na competição, ao terminar entre as dez melhores, superando sua própria marca de 2023. Enquanto isso, Geovanna Santos marcou sua primeira participação na Final Geral da competição.
Nos dois primeiros dias do Mundial, as brasileiras disputaram as classificatórias em cada aparelho e, apesar de não se classificarem para as finais específicas (8 atletas por aparelho), ficaram entre as 18 primeiras colocadas na classificação geral e foram para a final do individual geral.
Geovanna, que se classificou para as finais pela primeira vez na carreira, não fez uma boa prova na fita, o que prejudicou sua nota, terminando na 18ª colocação. Por outro lado, a atleta Babi Domingos melhorou todas as suas notas das classificatórias e alcançou o 9º lugar no individual geral, superando seu próprio recorde anterior, a 11ª colocação em 2023, estabelecendo uma nova marca para a ginástica rítmica brasileira.
Expediente
Redação: Emanuel Altair Cortez
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro