
por Soraia Carvalho, estudante de Jornalismo da UFMG
No último domingo (24), a seleção brasileira feminina de Rugby XV fez sua estreia histórica na Copa do Mundo da modalidade. As Yaras enfrentaram a África do Sul, em Northampton, na Inglaterra, e foram derrotadas por 66 a 6. O momento foi marcado por emoção e festa da torcida brasileira.
O duelo foi realizado no estádio Franklin’s Gardens, em Northampton, e marcou a primeira participação do Brasil no torneio. As sul-africanas, potência da modalidade, impuseram o ritmo desde o início e confirmaram o favoritismo.
Os primeiros pontos brasileiros em Copas do Mundo vieram em dois chutes de penalidade convertidos por Raquel Kochhann. A Yara, responsável por marcar todos os pontos da equipe na partida, venceu um câncer de mama.
Eshyllen Coimbra, capitã da equipe, destacou que: “É uma honra, um privilégio estar aqui. Temos 100% de certeza de que saímos daqui orgulhosos por termos dado tudo de nós. Sabíamos que não seria um jogo fácil, mas acreditamos até o fim, então só queríamos jogar juntas“, comemorando o feito.
A equipe comandada pelo técnico Emiliano Caffera está no grupo D da competição e volta a campo no dia 31 de agosto às 12h45 para enfrentar a França, após isso segue para o último desafio das fase de grupos ao enfrentar a Itália no dia 7 de setembro às 10h00.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: Olívia Pilar
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro