Bia Haddad Maia e Laura Siegemund se despedem do US Open

Foto: Ben Solomon/USTA

por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG

Beatriz Haddad Maia e a alemã Laura Siegemund foram eliminadas na segunda rodada da chave de duplas do US Open ao perderem no último domingo (31) para a ucraniana Marta Kostyuk e a romena Elena-Gabriela Ruse por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

O jogo começou com Bia e Siegemund abrindo 1 a 0 depois de uma quebra, mas Kostyuk e Ruse devolveram a vantagem, confirmaram o saque e passaram a comandar a partida. As europeias chegaram a abrir 5 a 2 no primeiro set e fecharam em 6/3. No segundo set, a dupla adversária dominou do começo ao fim e venceram por 6/2, encerrando a participação da dupla Brasil-Alemanha no torneio.

Os números da partida mostraram a superioridade de Kostyuk e Ruse: elas somaram 59 pontos contra 42 das adversárias e se destacaram especialmente no aproveitamento do primeiro saque. Cerca de 74% dos pontos vencidos quando colocaram a bola em jogo, ante 56% de Haddad Maia e Siegemund. No segundo saque, a diferença também foi significativa (52% a 32%) e, nos pontos de devolução, as vencedoras receberam 53% de aproveitamento contra 35% das adversárias. 

Kostyuk e Ruse ainda fizeram 25 winners (mais que o dobro das adversárias) e cometeram 16 erros não forçados, contra 17 de Bia e Siegemund. Apesar de a dupla da brasileira ter convertido melhor as poucas chances de quebra que teve (67% contra 50%), o volume e a consistência das europeias definiram o jogo.

Na primeira rodada de duplas, Bia e Laura haviam vencido Caty McNally e Maya Joint por 6/4 e 6/1. Poucas horas antes da derrota nas duplas, no sábado (30), Beatriz Haddad Maia venceu na chave de simples a grega Maria Sakkari por 6/1 e 6/2, garantindo vaga nas oitavas de final do US Open, seu melhor resultado em Grand Slams nesta temporada (antes, havia chegado à terceira rodada no Australian Open).

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário