Depois de boa campanha, Bia Haddad leva “pneu” e é eliminada por Amanda Anisimova no US Open

Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

Por Malu Moura, estudante de Jornalismo da UFMG 

A brasileira Beatriz Haddad Maia se despediu do US Open 2025 nesta segunda-feira (1º), em Nova York. Número 22 do mundo, ela foi derrotada pela norte-americana Amanda Anisimova (9ª do ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/3, em 1h16 de partida no Arthur Ashe Stadium.

Apesar das boas vitórias sobre Sonay Kartal, Viktorija Golubic e Maria Sakkari, Bia não conseguiu repetir as atuações anteriores e deixou a competição nas oitavas de final, confirmando sua segunda melhor campanha em Flushing Meadows, atrás apenas das quartas de 2024.

Primeiro set arrasador da americana, o início já indicava um cenário complicado para Bia, que cometeu uma dupla falta no primeiro ponto. Segura e agressiva, Anisimova dominou os ralis, quebrou todos os serviços da brasileira, somou dez pontos consecutivos e fechou a parcial em apenas 26 minutos, aplicando um “pneu” (6/0).

No segundo set, Bia mostrou sinais de melhora e chegou a devolver uma quebra, empatando em 1 a 1. Porém, a americana manteve o controle, abriu vantagem e fechou em 6/3, garantindo vaga nas quartas de final.

O confronto marcou o quarto duelo entre as duas tenistas. Anisimova agora lidera por 3 a 1 no retrospecto, com a única vitória de Bia registrada em Adelaide, em 2023.

Com o resultado, a tenista se tornou a segunda sul-americana na Era Aberta a alcançar as oitavas de final do US Open por duas vezes consecutivas, ao lado da argentina Gabriela Sabatini.

Após a eliminação, a brasileira reconheceu o mérito da adversária e destacou os aprendizados da campanha: “Eu não consegui me impor nos começos de games. Desde o início do jogo, nos primeiros pontos de cada game, ela sempre foi mais agressiva, vindo para cima. Eu tentei me reencontrar no segundo set. Ela foi muito bem, mérito dela. Ela fez a parte dela muito bem feita. Cheguei aqui com algumas sensações e estou saindo com outras diferentes. Vou tentar olhar o copo meio cheio. Foi uma semana positiva em relação a tudo que eu vinha fazendo durante o ano. Enxergo como um dia de aprendizado, vou olhar o que eu poderia ter feito diferente. Estou feliz com a forma como fui me construindo durante a semana. Não dá para achar tudo ruim por conta da derrota. É seguir trabalhando duro para terminar o ano da melhor forma”, declarou Bia Haddad ao sportv.

Nas quartas de final, Anisimova enfrentará a polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo, que passou pela russa Ekaterina Alexandrova.

Bia no Us Open 2025: 

  • Primeira rodada: Sonay Kartal Britânica – 2 sets a 1 (6/3 – 1/6 – 6/1)
  • Segunda rodada: Viktorija Golubic suíça – 2 sets a 0 ( 6/1 – 6/4)
  • Terceira rodada:  Maria Sakkari grega – 2 sets a 0 (6/1 – 6/2) 1h10min de jogo; ex top 3 do mundo; Bia tem 5 vitórias no retrospecto.
  • Oitavas de final: Amanda Anisimova americana – 2 sets a 0 para Anisimova (6/0 – 6/3) Vice de wimbledon deste ano

Expediente

Redação: Malu Moura

Edição: Olívia Pilar

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário